CGI lança Diretrizes para os Comitês Nacionais de Jovens

0
1187
Guia promete ser uma importante ferramenta para a revitalização das Conferências e o engajamento da juventude em ações de caridade e solidariedade

Durante a Assembleia Geral do Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), ocorrida na semana do dia 12 de junho, foi anunciado o lançamento as  “Diretrizes para os Comitês Nacionais de Jovens”. A iniciativa busca enfrentar o desafio global de envolver os jovens e garantir a continuidade das Conferências em várias nações, através de soluções criativas para os presidentes das Unidades Vicentinas que enfrentam essa realidade.

O envelhecimento das Conferências é reflexo do esfriamento da participação dos jovens tanto na Igreja quanto em instituições voluntárias, em um contexto de aumento da expectativa de vida. O guia trará uma análise aprofundada da situação atual da Igreja e da SSVP, bem como do contexto dos jovens na sociedade civil, com seus desafios, características e dilemas.

O confrade Geyson Tôrres de Lima, Coordenador Nacional dos Jovens da SSVP Brasil, participou da Assembleia Geral, que aconteceu em Roma, no começo do mês. Ele foi convidado para apresentar um Workshop sobre a experiência da juventude vicentina no Brasil para líderes de 153 países onde a SSVP está presente. “Foi uma grande responsabilidade poder falar dos jovens vicentinos do Brasil, do trabalho que realizamos juntos. Espero que eu tenha conseguido representá-los e transmitir um pouco dessa beleza, mas, sobretudo, do compromisso do qual a juventude do Brasil é protagonista”, conta o jovem. 

Além disso, o documento traz diagnósticos sobre o envelhecimento da humanidade, ampliação da expectativa de vida e analisa como outras entidades lidam com essa questão. O material ainda lista recomendações aos Conselhos Nacionais, como ideias, sugestões e dicas para atrair jovens e adultos, visando tornar as Conferências mais atrativas e assegurar sua relevância no cenário atual.

O Guia promete ser uma importante ferramenta para a revitalização das Conferências e o engajamento da juventude em ações de caridade e solidariedade.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY