4 de Julho: Dia Internacional da Juventude Vicentina e do Beato Pier Giorgio Frassati

0
2917

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Juventude e do Beato Pier Giorgio Frassati e para marcar a data, a Comissão de Jovens do CNB preparou uma carta para toda a juventude. O texto da Coordenadora Nacional da Juventude para a Região IV, Ana Cláudia Prado, faz um convite e traz uma reflexão aos jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo: seguindo o exemplo de vida de Frassati, estamos buscando a santidade?

Uma reflexão profunda, que cabe não somente aos jovens, mas a todos os integrantes da SSVP, adapatando-o para a realidade de cada faixa-etária. Não é preciso abrir mão das caraterísticas e do nosso dia a dia para buscar a santidade.

BUSCANDO A SANTIDADE, A EXEMPLO D FRASSATI

Querida juventude vicentina,

Hoje, dia 04 de julho, data em que comemoramos internacionalmente o Dia do Jovem Vicentino, fazemos memoria também ao confrade, Pier Giorgio Frassati. Jovem de oração, de Eucaristia, comprometido com a causa dos Pobres e de uma intimidade profunda com Jesus. A busca pela santidade era proposito na vida de Frassati.

Neste dia dedicado a nós, jovens vicentinos, olhando para a juventude de Frassati, cabe-nos a reflexão: Temos buscado a santidade?

Bem sabemos que somos abençoados em fazer parte da Sociedade de São Vicente de Paulo, que é um caminho de santidade, mas nos vemos também inseridos num tempo em que são muitas as coisas que podem desviar nossos olhares daquilo que nos deve ser prioridade: o céu!

Já dizia Frassati: “Verso I’alto” (Para o alto), que se referia tanto à sua paixão pelo alpinismo, quanto ao seu anseio pelo Reino dos Céus. Buscar as coisas do alto deve ser também nosso proposito.

Acostumados numa era em que tudo acontece de maneira muito rápida, stories e reels que duram segundos, apenas um clique e uma postagem já alcança várias pessoas, a correria do dia a dia em ter que conciliar os estudos, trabalho, igreja e vida pessoal e tantos outros contextos que nos fazem estarmos acelerados, ainda que sem perceber, também podem contribuir para que nos afastemos do proposito de santidade, afinal, a busca pela mesma não nos faz alcançá-la de maneira instantânea, como estamos acostumados. Muito pelo contrario, é necessário vive-la dia após dia nas pequenas coisas, saber fazer renuncias, enfrentar desafios e ter perseverança em nossas orações e vivencia dos sacramentos de nossa Igreja.

Exemplos a ser seguido nós temos muitos no nosso meio, além do próprio Frassati, vale lembrar da beata Isabel Cristina e do próprio Ozanam.

A busca pela santidade não impedia Frassati de fazer o que gostava. Ele era um jovem que estudava, praticava esporte, gostava de teatro, música, arte, estava sempre entre os amigos e uma característica dele era a alegria. Frequentemente era visto com o sorriso no rosto e de bom humor. Seguindo seu exemplo, sejamos também nós, jovens alegres e animados, a ponto de contagiar outros ao nosso redor.

Ser santo sem deixar de ser jovem é possível! Que o serviço aos Pobres nos santifique e também seja eficaz para santificar.

Oração a Pier Giorgio Frassati:

Senhor Jesus, dai-nos a coragem de voar alto,

fugir da tentação da mediocridade e da banalidade;

tornai-nos capazes, como Pier Giorgio,

de aspirar às coisas mais nobres,

com tenacidade e constância,

e acolher, com alegria, o vosso convite à santidade.

Livrai-nos do medo de não conseguir

ou da falsa modéstia de não ser chamados por Vós.

Concedei-nos a graça,

que vos pedimos, por intercessão de Pier Giorgio,

e a força para continuar, com fidelidade,

no caminho, que conduz, verdadeiramente, “ao alto”.

Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY