Coordenadores das CCA’s da Região 4 fazem encontro para reflexão e definição de metas

0
1036

Os coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s) da Região 4 se reuniram entre os dias 29 e 31 de julho, no Centro de Formação Frederico Ozanam, em Osasco/SP, para o Encontro Regional. A programação visou reunir e animar os coordenadores de CCA’s da Região, levantar as atividades desenvolvidas e traçar as perspectivas para o futuro. O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, dos Conselhos Metropolitanos (CM’s) de São Paulo, São José dos Campos, Pouso Alegre, Jundiaí, São Carlos e São José do Rio Preto, e seus respectivos Conselhos Centrais (CC’s), que vivenciaram nesses três dias momentos de espiritualidade e formação.

Na sexta-feira, dia 29, os participantes foram recepcionados com um momento de muita reflexão e espiritualidade diante do Santíssimo, conduzido pelo confrade Leandro de Ávila Prudente, coordenador da CCA da Região.

O sábado, dia 30, teve uma programação intensa, iniciando com a Oração da manhã, abertura oficial do Encontro, a apresentação dos CM’s e diversas palestras. A consócia Larissa dos Santos Batista, coordenadora de ECAFO da Região, apresentou o tema “SSVP pós pandemia, Missão e novas perspectivas” e o Lema: “Ser vicentino, uma vocação vivida na Conferência e junto aos Pobres”. Depois, a consócia Sandra Aparecida Araújo Bezerra, coordenadora da CCA do CM São José dos Campos,  falou sobre o ECA na palestra “Ensina a criança o caminho que ela deve seguir, mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar (Provérbios 22)”. A Coordenadora Nacional da CCA, consócia Maria Aparecida Peteck Alencar, a Cida, abordou o tema “Orientadores de CCA’s” e, finalizando as palestras, o confrade Paulo Rogério de Oliveira, coordenador de CCA do CM São José do Rio Preto, falou sobre “Recrutar – Formar – Entregar”.

 O dia contou ainda com dinâmicas conduzidas pelas consócias Júlia Caroline da Conceição Lima, coordenadora de CCA da Região 6 e Maria Benedita Penha Oliveira, coordenadora de CCA do CM São Paulo e com um animado quiz sobre o manual da CCA. Encerrando o dia, foram realizados um emocionante Terço Luminoso e  homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Região 4. O momento de descontração ficou por conta da confraternização dos presentes, com uma Festa Julina.

O domingo, dia 20, começou com a celebração da Palavra e foi todo dedicado à troca de experiências e definição das metas para a Região 4. “Cada CM apresentou o trabalho da CCA em sua região, o que foi muito importante para a troca de experiências entre todos e ajudou na reflexão e definição das metas para a CCA da R4. Foi possível determinar quem somos e onde estamos, para podermos definir para onde iremos”, avalia a Vice-presidente da Região 4, Luciana Moreira, que fez questão de participar do Encontro.

Para ela, o Encontro teve uma função muito importante neste momento, pós fase aguda da pandemia de Covid. “Estes dias de Encontro com a CCA da R4, pude perceber que ainda temos um longo caminho a percorrer. Neste momento precisamos olhar para nossas CCA’s, vermos e nos fortalecermos. A necessidade de formarmos nossos orientadores parece-me urgente, aliada ao cadastramento de nossas CCA’s e nossas crianças. Mas também foi possível observar que temos muitos vicentinos dedicados, que não medem esforços para levarem as CCA’s de nossa Região a atingirem as metas e caminharem rumo a novos tempos.  Vislumbro num futuro não muito distante, um horizonte mais azul … e rumo a ele seguiremos”, avalia.

O saldo do Encontro foi extremamente positivo, segundo a Coordenadora Nacional da CCA, consócia Cida. “O encontro regional foi realizado com muito entusiasmo, pois estávamos muito ansiosos para conhecer os coordenadores de CCA dos CMs e dos CCs. É muito importante termos esse momento onde podemos compartilhar os conhecimentos, pois o encontro é uma troca de experiências da caminhada da CCA. Isso é maravilhoso!”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY