Trailler do Banho Solidário é inaugurado em Ipatinga/MG

0
9245

Os vicentinos de Ipatinga, em Minas Gerais, estiveram em festa nesta quarta-feira, dia 27. Na data foi inaugurado o trailler do Projeto Banho Solidário, para levar um banho quente e mais dignidade às pessoas em situação de rua da cidade mineira, em uma cerimônia que contou com a participação de dezenas de pessoas, entre vicentinos, autoridades eclesiais, entre elas o Padre José Geraldo Melo, autoridades políticas, empresários e os próprios beneficiados pelo projeto.

Para a concretização do projeto, que foi selecionado em 2022, o Conselho Nacional do Brasil repassou ao Conselho Central (CC) de Ipatinga R$ 232 mil para a adaptação do trailler e a compra da caminhonete que o conduzirá. Em Ipatinga, o projeto recebeu o nome “Amor em Forma de Banho”. Segundo o Diácono Elias Pereira da Silva, assessor espiritual do CC, são cerca de 300 pessoas em situação de rua em Ipatinga, que normalmente chegam de outras cidades e estados. “Percebeu-se a lacuna nesse trabalho com esses irmãos e irmãs, que era a necessidade do banho. O projeto visa oferecer essa oportunidade e, sendo desejo deles, receber uma roupa nova. Ele segue o exemplo bem-sucedido de Juiz de Fora/MG”, diz.

Para a 1ª Vice-presidente do CNB, consócia Elisabete Maria de Castro, a Bete, que é de Juiz de Fora e representou o Conselho no evento, a inauguração aconteceu em um clima de muita unidade entre a SSVP e as pastorais que cuidam das pessoas em situação de rua em Ipatinga, com apoio da paróquia, sociedade em geral. “O sentimento era de muita gratidão por parte de todos, em especial das pessoas em situação de rua, que participaram desse primeiro dia efetivo do projeto Amor em Forma de Banho. Pudemos perceber a surpresa, a alegria e a satisfação dos homens e mulheres que tomaram os primeiros banhos. Foi visível que de fato essa forma de praticar caridade tem sido uma realidade necessária em vários cantos do Brasil. Ao entrarem naquele banheiro com as roupas limpas para usarem depois, ao receberem o kit de higiene e ao saírem, eles são outras pessoas. O banho revigora aquelas pessoas que poucas vezes têm essa oportunidade”, fala.

Durante toda a tarde, além do banho, kits de higiene e roupas, foram ofertados cortes de cabelos às pessoas em situação de rua e realizadas a Santa Missa e um jantar, onde todos puderam se confraternizar. “Todos nos reunimos, vicentinos, amigos, os beneficiados em um grande momento de agradecimento. O banho é um caminho para que possamos oferecer a escuta fraterna, dar encaminhamentos, ajudar essas pessoas a mudarem sua situação de vida”, completa Bete.

O trailler conta com três banheiros completos, com chuveiros e vasos sanitários, sendo um deles para pessoas com deficiência, piso antiderrapante, aquecimento solar e todo o resíduo gerado é estocado e depois descartado em local adequado.

De acordo com o presidente do Conselho Central, confrade Vilmar Ribeiro da Conceição, o trailler a princípio funcionará a uma vez por semana, em uma área pública no Centro da cidade, onde se concentra a maior parte da população em situação de rua de Ipatinga. “Com o tempo, vamos avaliar a melhor maneira de fazer ele rodar pelos bairros. Lembrando, que todo o trabalho é voluntário dos vicentinos em parceria com as pastorais da população em situação de rua e que os kits de higiene e as roupas são doações da comunidade. A partir do banho essas pessoas podem se abrir para novas condições, inclusive perante à sociedade. A higiene é uma questão básica e não podemos fechar os olhos para essa população, que muitas vezes é invisível”, finaliza.

Fotos: PASCOM Paróquia Cristo Rei, de Ipatinga/MG

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY