Presidente-geral divulga Carta Circular Anual

0
1458

Ternura e empatia são os temas centrais da Carta-Circular do Presidente-geral neste ano

Pelo quinto ano consecutivo, o nosso confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, publicou a Carta-Circular, na qual se dirige a todos os confrades e consócias do mundo, trazendo temas para a reflexão de todos.

Desde 1841, é tradição entre os Presidentes-gerais escrever a Carta-Circular. O documento é dividido em cinco capítulos: 1) Introdução; 2) Notícias do Conselho Geral; 3) Recomendações aos vicentinos; 4) Ano Temático Internacional sobre o fundador Jules Devaux; e 5) Conclusões. Este ano, o Presidente-geral dividiu os cinco capítulos em vários subtemas, para facilitar a leitura da Carta, e incluiu 32 notas de rodapé, contendo referências literárias e bibliográficas que enriqueceram o conteúdo do documento.

Na versão de 2021, nosso presidente Renato apresenta uma mensagem de esperança e de superação, após os desafios vividos pela humanidade – e obviamente pela SSVP e pela Família Vicentina – durante a pandemia. Além do mais, o confrade Renato faz um balanço das atividades realizadas pelo Conselho Geral no ano que passou, destacando os avanços nas áreas da juventude, canonização, gestão administrativa, formação online e relacionamento entre consócios.

“A Carta-Circular é um instrumento formidável de formação vicentina para toda a Sociedade de São Vicente de Paulo. Os escritos do Presidente-geral trazem o pensamento dele a respeito dos temas mais significativos da atualidade e sobre os desafios enfrentados pelos confrades e consócias, nas Conferências, obras e Conselhos. Pelo conjunto da obra, a Carta-Circular merece ser lida e refletida, e que ela possa auxiliar o trabalho vicentino na busca de mais eficiência e qualidade. A parte do texto que retrata a empatia, a ousadia e a ternura constituem uma mensagem positiva para todos nós”, destacou a Vice-presidente Internacional de Formação e Treinamento, consócia Marisa Téllez.

Tendo em vista que a Carta-Circular é relativamente extensa (12 páginas), recomendamos que a mesma seja meditada em partes, durante as reuniões das Conferências. Agradecemos aos Conselhos Superiores que puderem colaborar com o Conselho Geral na difusão da Carta-Circular em seus países, publicando-a nos meios de comunicação oficiais da SSVP, além das redes sociais e internet, debatendo-a nos cursos de formação e reuniões vicentinas.

Críticas, sugestões e comentários: [email protected]. Boa leitura!

Clique AQUI para ler a carta em PORTUGUÊS.

Com informações da Imprensa SSVP Global: https://www.ssvpglobal.org/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY