2021 é o Ano Internacional de Jules Devaux

0
3420
Crédito: SSVP Global

No próximo dia 8 de fevereiro de 2021, o Conselho Geral Internacional abrirá o ANO TEMÁTICO INTERNACIONAL dedicado ao cofundador JULES DEVAUX. Na mesma data, será lançada a 5ª edição do Concurso Literário Internacional “A Primeira Conferência – Jules Devaux”. 

Serão premiadas as redações ou ensaios que consigam apresentar aspectos novos ou ainda pouco conhecidos sobre a vida pessoal, profissional, vicentina e familiar de Devaux, bem como destacar a contribuição dele para o surgimento da primeira Conferência e a expansão da SSVP pelo mundo.

A atual diretoria do Conselho Geral Internacional permanece focada na importância que os sete fundadores desempenharam para a história da SSVP, não somente centrada na vida do bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam, nosso maior exemplo e cujo processo de canonização encontra-se bem adiantado, mas, sobretudo, sobre a contribuição que os demais pioneiros deram para a Igreja, para os pobres e para a humanidade. 

O Conselho Geral sugere que no dia 8 de dezembro de 2021, data do encerramento do “Ano Temático Internacional de Jules Devaux”, em todas as paróquias do mundo, seja celebrada uma santa missa de ação de graças na intenção especial da memória do fundador Devaux. Também no dia 27 de outubro de 2021, data da morte do nosso cofundador, possam as Conferências rememorar sua história, lendo textos sobre ele como leitura espiritual.

Jules-François-Louis Devaux (1811-1880) nasceu em Colombières, França. Ele era filho de médico. Aos 20 anos, seguiu para Paris para estudar medicina na Sorbonne. Ele se encontrou, lá na universidade, pela primeira vez com Antônio-Frederico Ozanam e os outros fundadores, sendo também participante das Conferências de História. Ele foi um dos sete fundadores da nossa querida SSVP.

Escolhido para ser o primeiro tesoureiro da Conferência, ele também seria o primeiro tesoureiro da Sociedade de São Vicente de Paulo (tanto da Conferência quanto do Conselho Geral). Era engraçado, mas Devaux usava seu chapéu como sacola durante o momento da coleta. Foi Devaux quem colocou o grupo em contato com Irmã Rosalie Rendu (FC), que imediatamente aprovou suas intenções e mostrou-lhes como agir concretamente junto aos mais pobres. Era casado com dois filhos. 

Há poucas informações sobre o nosso querido Devaux, por isso o Conselho Geral criou essas duas iniciativas: o Ano Temático e o Concurso Literário. Ele morreu com 69 anos de idade, na capital francesa. Se Deus quiser, a diretoria do Conselho Geral deverá visitar a tumba de Devaux tão logo a pandemia permita os deslocamentos.

Clique aqui para ler as bases anexo do concurso internacional.

Com informações da SSVP Global: https://www.ssvpglobal.org/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY