Diretoria Internacional SSVP realiza última reunião do ano

0
1806

No último dia 06 de dezembro, os membros da Diretoria se reuniram via internet, sob a orientação do Presidente Internacional, para discutir sobre projetos e atividades do Conselho Geral Internacional.

Estiveram em pauta os seguintes temas:

  • Reforma da nova sede em Paris e desenvolvimento do “Espaço Ozanam”, que será dedicado à figura do principal fundador da SSVP, sua esposa AméliaSoulacroix, e ao grupo dos demais jovens fundadores;
  • A situação da Geminação e da Comissão Internacional para a Ajuda e Desenvolvimento (CIAD);
  • Reuniões previstas para o próximo ano: Assembleia All África (com todos os países africanos em que a SSVP esteja presente) e PANASCO 9 (Reunião da SSVP da Ásia e Oceania);
  • Comunicação e Formação Internacional: novo site e redes sociais;
  • Propostas de cursos e materiais de formação, incluindo um breve relatório da Comissão de Investigação Histórica que avançou, entre outras novidades, a publicação de um novo livro sobre a figura de Amélie Soulacroix;
  • Orçamento para 2021.

Além disso, o Presidente Geral ofereceu um resumo de suas muitas atividades e relações institucionais com entidades de caridade, o Famvin e o Vaticano, e forneceu informações relevantes sobre o processo de canonização de Ozanam.

O Protocolo para a Salvaguarda de Menores que o Conselho Geral Internacional implementou para proteger os mais fracos também foi apresentado.

Apesar do período de pandemia, notícias muito positivas sobre a expansão e crescimento da SSVP foram relatadas através do relatório de agregações de novas Conferências e a adição da Tanzânia como um novo país da Confederação Internacional.

Da mesma forma, verificou-se o bom trabalho da Juventude, que mesmo com as dificuldades provocadas pela Covid não deixou de se manter ligada e atuante através de diferentes projetos e novas propostas, entre as quais destacamos um novo concurso internacional para a versão Francês, Inglês e Italiano do “Hino aos Sete Fundadores” ou o desenvolvimento da presença da SSVP no meio universitário. Além disso, serão oferecidos webinars sobre o impacto que a pandemia teve nas pessoas mais pobres, na SSVP e na Família Vicentina.

Por fim, houve um momento de reflexão espiritual, conduzido pelo Padre Motto, que tratou da esperança humana, cristã e vicentina, concluindo que nosso único propósito deve ser servir ao Senhor na figura dos mais necessitados. Além disso, foi informado sobre o acordo de colaboração com o Centro Internacional para a Formação Vicentina (CIF), que facilitará o desenvolvimento da espiritualidade dos membros.

A próxima reunião da Diretoria do Conselho Geral Internacional será, se Deus quiser, em 20 de fevereiro de 2021.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY