Pós-Missão em Rondônia fortalece o carisma vicentino e promove a fundação de novas Conferências

0
1074

Em junho, durante os dias 8 a 10 , aconteceu a Pós-Missão em Rondônia, para colher os frutos cultivados na Missão ocorrida entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março. No começo do ano, representantes do Departamento Missionário da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) estiveram em Missão no estado, divulgando o carisma vicentino e convidando interessados a conhecer o trabalho da SSVP Brasil. A Missão foi realizada em sete paróquias da Arquidiocese de Porto Velho, sendo seis na capital e uma em Itapuã do Oeste, onde residem os padres Lazaristas e as Filhas da Caridade.

Panfleto distribuído no encontro realizado em abril, em Porto Velho, para fundar uma das conferências. 

O objetivo principal da pós-missão foi regar e fortalecer os grupos que surgiram durante a Missão, deixando um legado nas comunidades visitadas. Como resultado, foram fundadas três Conferências, duas unidades em Porto Velho/RO, na primeira pós-missão em abril, e uma em Itapuã do Oeste, agora em junho, além de outras duas estão em processo de fundação. 

Além disso, estão sendo realizadas formações online direcionadas aos jovens, que incluem a criação de uma Conferência jovem na paróquia de São Francisco. Jovens de todo o Brasil foram chamados para participar dessa formação e a expectativa é que a Conferência jovem seja fundada quando os missionários retornarem em agosto.

Jovens participam da primeira formação online para jovens da comunidade São Francisco, em Rondônia.

“A pós-missão tem como objetivo regar e colocar adubo nos brotos que surgiram com a Missão. Deixamos vários grupos interessados e, com a pós-missão, nós fomos sedimentar esses grupos”, afirma Renata dos Santos, membro do Departamento Missionário do CNB.

O trabalho da SSVP em Rondônia resgata a história da Sociedade no estado e fortalece a aproximação com a Igreja, além de aumentar a divulgação da SSVP. O terreno é considerado fértil e promissor, capaz de render frutos significativos com o devido trabalho de missão e acompanhamento minucioso.

“É um terreno muito fértil, mas necessita de um trabalho de Missão, de acompanhamento, que está sendo feito por nós, minuciosamente, com muito carinho, cuidado e com a certeza que o estado pode conter muitas conferências. O apoio de padres paroquianos e principalmente dos padres da Congregação da Missão, presentes em Itapuã do Oeste, e também das Filhas da Caridade, está sendo fundamental também para conhecer novas possibilidades em outras cidades e fundar novas Conferências.”, conta Renata. 

A Missão em Rondônia representa um marco importante para a SSVP no estado, que já contou com mais de 20 Conferências ativas. A SSVP chegou ao estado em 1909 e a última Unidade Vicentina desativada ocorreu por volta de 1971, na capital.

Com a conclusão da Missão em agosto, a expectativa é que a SSVP consolide sua presença no estado de Rondônia, promovendo o fortalecimento do carisma vicentino e a criação de novas Conferências para servir aqueles que mais necessitam. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY