Celebre o Dia de Nossa Senhora do Carmo

0
796

Hoje, 16 de julho, é comemorado o Dia de Nossa Senhora do Carmo, conhecida como a Santa do Escapulário. Ela é Padroeira da Região 5, composta pelos Conselhos Metropolitanos de Anápolis/MG, Brasília/DF, Goiânia-/GO, Patos de Minas/MG e Uberaba/MG. A data marca a devoção a Nossa Senhora e a importância simbólica do escapulário na fé católica.

A história do escapulário remonta ao século XIII, quando a Ordem do Carmo enfrentava um período conturbado em sua chegada à Europa. Foi nessa época que São Simão Stock teve uma visão de Nossa Senhora do Carmo, dando origem à devoção ao escapulário como um sinal de proteção pela Virgem Maria.

“O escapulário é um objeto de devoção que vem em diferentes formatos e tamanhos, feito de diversos materiais. Ao contrário do que alguns possam pensar, ele não é um simples ‘amuleto’ ou objeto da sorte, mas carrega um significado mais profundo. Quem utiliza o escapulário está imerso nos ensinamentos e na vida de Cristo, além de receber a proteção divina”, conta a consócia Vânia de Fátima Garcia Siebert, Vice-Presidente para a Região 5.

Composto por duas imagens, uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora, o escapulário também contém um pedaço de tecido que remete às vestes dos freis carmelitas. Ao usar o escapulário, a pessoa se veste simbolicamente com o hábito carmelita, seguindo um modo correto de uso: uma imagem fica no peito e a outra nas costas, atrás do pescoço.

“A devoção a Nossa Senhora do Carmo ganha destaque quando ela passa a ser Padroeira da região, em 1991, por iniciativa do confrade Pedro Tenuto, na época vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB). Embora a Região 5 não faça uma homenagem única para a Santa, participamos dos festejos realizados nas comunidades que a têm como padroeira.”, explica Vânia.

CELEBRAÇÕES

Nesta data, os fiéis da Região 5 unem-se em oração e celebração, expressando sua devoção à Santa do Escapulário e fortalecendo os laços de fé e fraternidade entre os Conselhos Metropolitanos de Anápolis/MG, Brasília/DF, Goiânia-/GO, Patos de Minas/MG e Uberaba/MG.

“Esta data especial é um momento de reflexão e agradecimento pela proteção materna de Nossa Senhora e pelo legado da Ordem do Carmo, que continua a inspirar e guiar os fiéis católicos em sua caminhada espiritual.”, finaliza a consócia.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY