Em 186 anos de história da Sociedade de São Vicente de Paulo, diversas Conferências já foram criadas e muitas permanecem ativas com muita fé até hoje. Conferências com mais de cem anos de existência transformam nosso trabalho de caridade em uma bela história a ser contada, cheia de amizade, caridade e amor.

Infelizmente hoje, vemos muitos desses belíssimos exemplos terminando por falta de vicentinos e da renovação dos membros.

Quando pensamos em trazer mais pessoas para a SSVP, uma das principais fontes de novos vicentinos são os eventos de recrutamento, que são realizados em sua grande maioria pelas Comissões de Jovens. Mas o grande desafio não é recrutar, e sim inserir esses jovens nas Conferências, e fazer com que eles se sintam acolhidos e amados nessa nova família.

Pensando nisso, a Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Jundiaí iniciou, em parceria com a CJ do Conselho Central de Campinas, um trabalho para recrutamento de jovens para as Conferências.

Este trabalho está dividido em quatro fases: na primeira fase é realizado um levantamento entre as Conferências que estão abertas a receber novos jovens. Na segunda, oferecemos uma capacitação de como orientar, acolher e se relacionar com os novos participantes. Na terceira fase, fazemos então o encontro de recrutamento e divisão dos jovens nas Conferências; e na quarta fase, acompanhamos esses aspirantes e desenvolvemos encontros pós-recrutamento com a finalidade de manter a motivação dos novos vicentinos.

No dia 18 de agosto, iniciamos a segunda fase do projeto: o encontro para capacitação das Conferências de adultos. Um encontro muito produtivo que demonstrou o grande interesse de vicentinos experientes a receber e acolher jovens que darão continuidade ao grande sonho de Ozanam: as obras de caridade de nossa SSVP.

No encontro, foram abordados os seguintes assuntos: características comportamentais dos jovens, como se relacionar e como acolhê-los da melhor forma, cultivando a amizade entre todos os membros da Conferência, dando atenção e importância às novas ideias e valorizando a participação de jovens nas decisões e trabalhos da Conferência com nossos Mestres e Senhores.

Segundo Pierre Chouard (9º Presidente do Conselho Geral Internacional – 1954/1969) é necessário “Dar amplo lugar aos jovens, compreendê-los, dialogar com paciência recíproca, conferir-lhes encargos, ser jovens com eles… tudo isso não é apenas uma necessidade de recrutamento. É uma exigência de fidelidade à tradição vicentina de Ozanam”.

Que o trabalho de todas as Comissões de Jovens deem frutos e fortaleçam a participação ativa da juventude vicentina na Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Confrade Bruno Costilho

Conferência São Luiz Gonzaga – Conselho Central de Sorocaba – CM Jundiaí

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY