Jovens Vicentinos Celebram o Dia Litúrgico do Beato Pier Giorgio Frassati com Eventos pelo Brasil

0
578
CJ do Rio de Janeiro organizou “Esquentas” ao longo do ano para divulgar o evento que acontece no próximo final de semana

Em comemoração ao Dia do Beato Pier Giorgio Frassati, padroeiro do jovem vicentino, e o Dia Internacional do Jovem Vicentino da SSVP, celebrados hoje, 4, os Conselhos Metropolitanos (CM) e as Comissões Jovens (CJ) vão promover no próximo final de semana, 6 e 7, atividades especiais para homenagear as datas. 

Com o tema, “O rosto da SSVP continua jovem”, os eventos buscam destacar o compromisso contínuo da Organização em manter viva a chama da juventude vicentina. O objetivo é inspirar os jovens a refletirem sobre a herança deixada por Frassati e a incorporarem seus valores de amor, serviço e compaixão no dia a dia.

“Todos os Conselhos Metropolitanos do Brasil realizarão atividades comemorativas no final de semana que envolve o dia 4 de julho. Este ano é ainda mais especial, pois recebemos a notícia da canonização de Beato Pier Giorgio Frassati, que acontecerá em 2025. Portanto, a celebração terá um significado ainda mais profundo.”, comenta Geyson Tôrres, Coordenador Nacional da Juventude.

Eventos No Brasil Afora

Os jovens do CM de São José do Rio Preto/SP, liderado pelo confrade Matheus Benvindo de Camargo, de Borborema/SP, vão realizar no dia 7 de julho, a partir das 7h, na Creche São Vicente de Paulo, em Novo Horizonte/SP, o evento “O Protagonismo da Juventude Vicentina”

As atividades envolvem discussões sobre liderança, motivação, espiritualidade e o exemplo do Beato Jorge Frassati. Os jovens também vão aproveitar momentos de animação com a banda BeAh, do Conselho Central (CC) de Itápolis, a celebração da Santa Missa e o encerramento com o almoço. 

“Jorge Frassati é um grande exemplo para a juventude vicentina. Ele viveu a fé de forma autêntica, com uma profunda vida de oração e devoção. Como membro da SSVP, dedicou-se aos Pobres, mostrando a importância da caridade e justiça social. Além disso, ele conseguiu equilibrar uma vida ativa com uma forte espiritualidade, inspirando os jovens a integrar fé e vida cotidiana.”, comenta o confrade Matheus.

O CM De São José do Rio Preto espera a participação de 150 pessoas na festividade. “Esperamos que com esse ‘encontrão’ da Juventude Vicentina possamos reanimar nossos jovens para o trabalho junto ao Pobre. Queremos mostrar que o rosto da SSVP continua jovem e que o jovem é o protagonista. Estamos buscando reviver os momentos de grandes encontros da juventude que tínhamos e reavivar o ardor vicentino no coração dos jovens vicentinos. Que possamos também conhecer mais a vida do Beato Jorge Frassati, para que através de seu exemplo possamos ser melhores cristãos, jovens e vicentinos em nossa vida.”, finaliza o Coordenador. 

Já no CC de Sobral/CE, vinculado ao CM de Fortaleza/CE, os jovens vão participar do Encontro Frassati: Modelo dos Jovens, que acontecerá no dia 6, a partir das 8h, na sede do CC de Sobral. Entre as atividades, a juventude local vai acompanhar palestras sobre o Beato Jorge Frassati e o modelo que ele é para os jovens, assim como a discussão sobre “O Carisma Vicentino”. 

“Nosso encontro será repleto de atividades enriquecedoras, incluindo palestras e dinâmicas que visam fortalecer nossa comunidade e nosso compromisso com a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo. Queremos proporcionar um espaço onde cada jovem possa crescer na fé, encontrar apoio e motivação, e sair inspirado a seguir os passos de Frassati.”, comenta o Coordenador da CJ do CC de Sobral, Rodrigo Soares.

O confrade Marcilei Sales, Coordenador da CJ do CM de Fortaleza, reforça: “este evento especial é dedicado ao Beato Pier Giorgio Frassati, um jovem que nos inspira com sua vida de fé, caridade e dedicação ao próximo. Frassati nos mostra que é possível integrar uma vida de profunda espiritualidade com um forte compromisso social, servindo aos mais necessitados com alegria e amor”.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os jovens se preparam para a I Trilha da Vicentina, que acontecerá no dia 6, a partir das 8h, no Morro da Urca/RJ. Além de se inspirarem no espírito aventureiro de Jorge Frassati, ao final da caminhada eles vão fazer um café da manhã compartilhado, promovendo a confraternização e a unidade. 

Desde o início do ano, a CJ do Rio de Janeiro realiza atividades em parceria com os CC’s, como um “Esquenta”, para divulgar o evento. A última edição do “Esquenta” aconteceu no Aterro do Flamengo.

“Inicialmente, a Comissão de Jovens sempre buscava ideias mais formativas, no intuito de motivar e inspirar a juventude a seguir os exemplos de Frassati, com isso, as atividades eram realizadas em sedes de Conselhos e Centros de Formações. Neste ano, audaciosos como Frassati foi, estamos realizando um evento mais externo, buscando alcançar mais jovens para a missão”, explica o Coordenador da CJ do CM do Rio de Janeiro, Felipe Porto. 

No Rio, desde 2017, quando Frassati foi escolhido como Patrono da Juventude Vicentina pelo Conselho Geral Internacional, a CJ realiza eventos para reforçar o significado do Beato para a juventude vicentina: “o Beato Pier Giorgio Frassati representa não apenas um modelo de caridade e serviço aos Pobres, mas também um exemplo vivo de como viver uma fé autêntica e vibrante no mundo contemporâneo. Ele continua a ser uma fonte de inspiração e intercessão para os jovens vicentinos que desejam seguir os ideais do beato Antonio Frederico Ozanam em seu compromisso com os mais necessitados e marginalizados da sociedade”, reforça o confrade Felipe. 

Um pouco mais ao norte, em Crato/CE, a CJ do Conselho Particular (CP) de Juazeiro do Norte, realiza o Encontro da Juventude Vicentina em honra ao Beato Pier Jorge Frassati. “O Beato antes de tudo era um grande católico e, por isso, se tornou um grande vicentino. Amava muito a igreja e principalmente a eucaristia, por isso servia, e como dizia ‘Retribuia o que Deus lhe dava na

Eucaristia servindo os pobres e doentes’. Ele viveu problemas que todos os jovens vivem e, por isso, é um modelo para nós sobre como enfrentar as dificuldades”, conta a Coordenadora da CJ do CP de Juazeiro do Norte, Alecsandra Nuvens de Alencar.

Na região, os jovens vão se reunir no Anexo da Creche São Miguem, em Crato/CE, no dia 5, a partir das 17h30, para participarem de dinâmicas, gincanas, palestras, brincadeiras e muito mais. 

Em São José dos Campos/SP, O CM realiza a, mais ou menos, 15 anos, o “Geração Ozanam”, com um retiro voltado a espiritualidade vicentina dos jovens. Nesse ano, a celebração começa hoje, 4, com uma reunião online através do Google Meet, onde será realizado uma “Rede de Oração” em intercessão por toda a juventude vicentina. 

Em 2023, a CJ de São José dos Campos reuniu 150 jovens para participar do encontro “A Cruz Sagrada seja a Minha Luz”

Nos dias 6 e 7, os CC vinculados ao CM de São José dos Campos vão realizar um luau com piquenique com o tema “Santidade na Juventude”, entre outras atividades. “É fundamental que a nossa Juventude Vicentina reproduza o lema de Pedro Jorge Frassati, que mesmo depois de tantos anos, ainda se faz tão atual: a ‘Eucaristia e Caridade’. Que sejamos os protagonistas para tornamos um mundo mais solidário e justo, e que consigamos inspirar cada vez mais jovens a buscarem o alto!”, expressa a Coordenadora da CJ do CM de São José dos Campos, Victória de Almeida Alves.

Por fim, no CM de São Paulo, a CJ realizará palestras sobre a vida do Beato Jorge Frassati e suas experiências, assim como dinâmicas e momentos de espiritualidade para celebrar a data. A organização prevê a participação de 100 jovens nas atividades que acontecem na Casa Bom Samaritano, São Paulo/SP, no dia 6. 

“É a primeira vez que realizamos esse evento. Vamos com fé e alegria, celebrar este grande dia, o dia que Deus preparou para nós, com o intuito de seguirmos os exemplos do nosso Beato Frassati por todo o mundo”, comenta a Coordenadora da CJ do CM de São Paulo, Andreza Ferreira de Lira. 

Esta celebração nacional promete fortalecer os laços entre os jovens vicentinos, promovendo um sentimento de unidade e compromisso com os valores da SSVP. Todos os jovens são convidados a participar e fazer parte dessa história de fé e serviço.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY