Em homenagem ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, SSVP reforça canais de apoio aos refugiados da guerra

0
974
Voluntário oferece ajuda na fronteira com a Ucrânia

Nesta quarta-feira, 24, é celebrado o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, data definida em 2010 pela lei brasileira para homenagear esta comunidade. O dia faz referência à Declaração da Independência da Ucrânia, em 1991.

Contudo, a realidade atual está longe de ser celebrada. Desde fevereiro, o mundo acompanha o desenrolar da Guerra na Ucrânia, provocada por uma “operação militar especial” ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, devido ao avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Leste Europeu e o medo russo da aproximação do ocidente e a perda da influência do país sob a Ucrânia.

A crise gerou diversos conflitos, desde o temor por um desastre nuclear, devido aos ataques às usinas  atômicas presentes no país, até as crises humanitárias, como a onda de refugiados buscando por países para fugir da guerra e a taxa de mortalidade dos civis.

Diante dessa situação, o Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, através da Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD), coordenou e lidera diversas ações de ajuda em resposta às vítimas dessa guerra. “Desde o início da guerra, foram feitas doações emergenciais para ajudar os refugiados e estabelecidos contatos com vicentinos nas áreas de fronteira para fortalecer e levar ajuda para quem consegue atravessar a fronteira”, comenta o confrade Julio  Lima, Vice-presidente do Conselho Geral Internacional para a América do Sul.

Muitos Conselhos Nacionais da SSVP  têm se organizado para levar a ajuda da forma como é possível. Entre as opções disponíveis para ajudar está a possibilidade de doações para o Fundo Internacional de Solidariedade e a Sociedade de São Vicente de Paulo na Espanha, que disponibiliza um link direto para “Ajuda à Ucrânia”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY