SSVP faz parceria inédita com Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e lar terá seção eleitoral

0
1073

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) pensando na cidadania dos internos de seus lares aceitou o convite do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para participar do Programa Cidadania Plena, inédito no país, e que possibilita a instalação de seções eleitorais em organizações sociais. O Lar São Vicente de Paulo, em Londrina/PR, será o primeiro a participar do Programa e a assinatura do termo de adesão aconteceu na Obra Unida, no dia 30 de outubro, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e do presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), Marcio José da Silva.

Em seu discurso, na cerimônia de assinatura do termo, o presidente do TRE-PR destacou que a adesão da Organização ao Programa é resultado do compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão e com a democracia. “Agora não é somente o cidadão, a cidadã, que vai até a Justiça Eleitoral do Paraná: é a Justiça Eleitoral do Paraná que vai até o cidadão que mais precisa”, enfatizou.

O presidente do CNB destacou a importância de participar do Programa Inédito no Brasil e colocou as outras Obras Unidas do Estado à disposição da Justiça Eleitoral. “Essa é uma das nossas Obras, temos 64 no Estado Paraná e estamos à disposição para ajudar no projeto! A Sociedade de São Vicente de Paulo se preocupa com a qualidade de vida dos nossos internos e isso significa também se preocupar com a cidadania deles. Muitos já passaram da idade do voto obrigatório, mas fazem questão de participar das eleições e com esse projeto não só eles, mas os familiares, os colaboradores e os visitantes poderão participar”, comemora.

Fundado há 63 anos, o Lar São Vicente de Paulo foi a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos em Londrina. Hoje, a organização é responsável por cuidar de mais de cem idosos em situação de vulnerabilidade social da região. A parceria com o TRE-PR auxilia a reconhecer e a defender o direito à cidadania das idosas e dos idosos.

Presenças

Além do desembargador Coimbra de Moura, representando o TRE-PR, a assinatura do Termo de Adesão contou com a presença do assessor-chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral, doutor Valcir Mombach, e do assessor de Imprensa, Márcio Carvalho Jardim.

Como representantes do Lar, além do presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo, estiveram presentes o presidente do Conselho Metropolitano de Cambé, Edson Carlos Vicentin; a gerente administrativa do Conselho Nacional do Brasil, Ester de Pádua; a advogada do Conselho Metropolitano, doutora Josiane Ribeiro dos Santos Brito; e o gestor administrativo do Lar, Eder Kumacura.

Cidadania Plena

O Programa Cidadania Plena é uma iniciativa, criada pelo TRE-PR, que busca facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral. Desde 2022, ano em que foi implementado, o Programa já esteve em hospitais, asilos e comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas para oferecer serviços de alistamento eleitoral, transferência de títulos e votação.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY