Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida: Uma História de Fé e Compromisso

0
1290

Para você se preparar para a 52ª Romaria, que acontece entre os dias 1 e 3 de março, a consócia Elisabete Maria Castro, Beth, 1ª Vice-Presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e Coordenadora da Comissão Organizadora, relembra a trajetória do evento e como ele ganhou importância ao longo dos anos, tornando-se a maior concentração Vicentina do mundo.

História

“Desde a década de 70, a Romaria Vicentina é um marco em nossa trajetória, priorizando o encontro, a alegria e a devoção Mariana, características fundamentais da Sociedade de São Vicente de Paulo. É uma jornada que celebra a amizade, a prosperidade e a vivência da Espiritualidade Vicentina, renovando nosso compromisso de cuidar dos Pobres, em sintonia com as diretrizes da igreja no mundo.”, começa a consócia. 

A primeira Romaria foi organizada pelos vicentinos de São Paulo em 1968. “Aquela foi uma homenagem a todas as Romarias anteriores. A oficialização ocorreu em 1972, marcando o centenário da Conferência São José, no Rio de Janeiro. Desde então, a Romaria cresceu em significado, tornando-se o maior evento vicentino do mundo.”, conta a Vice. 

Relevância e evolução do evento

Segundo a consócia, além da representatividade da Romaria, o evento é sobre emoções. “Cada Romaria deixa uma marca profunda. É uma oportunidade única de estar na Casa da Mãe, de reencontrar amigos e irmãos de caminhada. Sentimos a emoção de elevar uma prece de gratidão pela renovação do compromisso vicentino.”

Ao longo dos anos, a Romaria Nacional tem evoluído, trazendo novidades e desafios. “Inserimos atividades como a Via Sacra Vicentina, o Festival Cultural Ozanam e a Reza do Terço no Caminho do Rosário. Essas mudanças têm como objetivo aproveitar os encontros e reencontros, fortalecendo nosso carisma vicentino.”, pontua. 

Para a edição desse ano, o tema escolhido foi “Ozanam, servo incansável a exemplo de Maria, serva fiel”. Segundo a consócia, “a proposta para este ano é enfatizar nosso fundador, Ozanam, junto à nossa Mãe Aparecida. Esse tema foi inspirado por um confrade e reflete tudo que desejamos para a Romaria 2024.”

Participação ativa do público 

Assim como tema, a participação ativa do público teve um impacto significativo nos últimos anos. “Ao longo de 52 edições, o crescimento surpreendente demanda ações para atender às expectativas de milhares de vicentinos e amigos da SSVP.”, pontua Beth

Segundo a Vice, que está à frente da organização do evento, a expectativa é reunir milhares de confrades, consócias e amigos para agradecerem e buscarem a benção da Mãe Aparecida. “Queremos seguir fiéis ao legado de Ozanam, corajosos no servir, assim como Maria.”

A consócia ainda faz um convite especial a todos: “em nome da equipe organizadora, convido todos os vicentinos a participarem do maior evento vicentino do mundo, a Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida. Juntos, rezaremos o Santo Terço, peregrinaremos nas estações da Via Sacra, vibraremos com os talentos das crianças e adolescentes, e renovaremos nosso compromisso vicentino. Não percam essa oportunidade única de vivenciar a fé e a devoção em Aparecida/SP.”, finaliza a 1ª Vice-Presidente do CNB.

Confira a linha do tempo da Romaria Nacional dos Vicentinos nas redes sociais!

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY