Região 1 discute a importância da liderança dentro dos Conselhos Centrais e Metropolitanos

0
1231

Entre os dias 18 a 20 de novembro, a Casa de Retiro São Mateus, em Vespasiano/MG, recebeu o Encontro  dos Presidentes dos Conselhos Centrais e Metropolitanos da Região 1. Sob o tema “Liderança compartilhada, equipe motivada”, os participantes realizaram dinâmicas para desenvolver ações para promover os Mestres e Senhores, além de resgatar o protagonismo dos Conselhos e cuidar da SSVP como um todo. 

O encontro foi realizado em uma Casa de Retiro, espaço que a Região 1 está restaurando para que eventos futuros sejam realizados e o local, que pertence a SSVP, seja valorizado. A escolha do local foi ao encontro com a  ideia da reunião,  de despertar o espírito vicentino na fase pós-pandêmica e capacitar as lideranças para zelar pela Sociedade e promover os Pobres.

“O evento visou revigorar a SSVP neste momento depois do Covid,  fortalecer e capacitar nossas lideranças, para saberem proteger e zelar nossos patrimônios, e promover nossos Mestres e Senhores, através das políticas públicas. Acima de tudo  cuidar uns dos outros”, comenta a Vice-Presidente da Região 1, Vânia Peres de Souza Cruz, da Conferência Santa Edwiges, da cidade de Ibirité/MG.

Ao todo, 50 Presidentes de Conselhos Centrais e Metropolitanos participaram do encontro, que teve como principal aprendizagem a simplicidade, uma das virtudes de São Vicente de Paulo. Entre as atividades, os participantes realizaram, na sexta-feira, uma sessão de filme, com o título “São Vicente de Paulo: Capelão Geral das Galeras”, e após o filme, refletiram sobre os aprendizados.

No sábado, aconteceram diversas palestras, como a “Políticas Públicas”, com o confrade Lucas Ribeiro, membro do Denor do CNB; o “Protagonismo dos Conselhos Particulares”, com o confrade Mário Lucas de Brito Junior, 4º Vice-Presidente do CNB; a palestra “A mística da Visita aos Pobres”, com a consócia Josiane Ribeiro dos Santos Brito, advogada e membro da Conferência Cristo Rei, de Cambé/PR, que emocionou a todos com o depoimento da sua filha sobre a Conferência de Criança e Adolescentes (CCA), além do confrade Sandro Roberto Poleto, Coordenador do Denor do CNB, que falou sobre as “Instituições de Longa Permanência para Idosos”. 

Durante o encontro, os participantes também ficaram cientes da história da senhora Maria das Neves Fernandes, do Conselho Central de São Pedro de Ibirité, que foi prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram a região. “O confrade Mário Lucas apresentou o projeto da construção de uma residência e lançou o desafio aos participantes, que arrecadou aproximadamente R$ 8.000”, relembra Vânia. 

O encontro também contou com a Banda Vicente’s Soul, para cantar sobre o carisma vicentino. Ainda no sábado, quando foi celebrado o Dia da Consciência Negra, o evento  realizou uma festa temática, com comidas típicas da África. A festividade contou com a Banda Vicente’s Soul, 

No domingo, o evento foi finalizado com uma missa com o Padre Márcio Antônio Silva, pároco da comunidade local, seguida por discussões sobre a liderança vicentina e o patrimônio da SSVP, coordenada pelo confrade Jean de Morais, 2º Vice-Presidente do CNB. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY