Encom discute a causa e o efeito na vida dos vicentinos

0
1377

O 11º Encom (Encontro Nacional de Comunicação) da SSVP foi realizado no final de semana de 18 a 20 de novembro, no Lar Bussocaba, em Osasco/SP, teve como tema “Nossa história, causa e efeito na vida dos Vicentinos. Cerca de 80 representantes dos Departamentos de Comunicação dos Conselhos Metropolitanos participaram do evento que foi uma verdadeira viagem no tempo, começando pelo início da comunicação da SSVP até os planos para o futuro.

Segundo o Coordenador Nacional do Decom, Gustavo de Oliveira, o Encom foi preparado para que os participantes pudessem refletir sobre as causas e efeitos da comunicação na vida vicentina e na própria história da Sociedade. “Começamos destacando o que é comunicar, a importância da comunicação na vida vicentina, nas Conferências, nas visitas, nas Obras Unidas. Passeamos pela história da SSVP e da comunicação na Sociedade, e tivemos as partes espiritual e técnica. Foi uma verdadeira imersão em três dias de muita atividade”, conta.

O primeiro dia começou com uma série de dinâmicas e palestras de Gustavo Oliveira, explicando o tema do Encontro e do  integrante do Decom do CNB e relações públicas, Renan Contrera, sobre a importância da comunicação na vida vicentina e o como ela é importante no dia a dia das Conferências, ao receber visitantes e ao ir até os Pobres. Logo após, o Coordenador Nacional voltou a falar, mas sobre a “A nova marca da SSVP”, que é mundial, e a importância de sua utilização correta.

O segundo dia começou cedo, com oração do Padre Emanoel Bedê, Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil, e seguiu com uma palestra do confrade Rodrigo Rodrigues, do Departamento Missionário e historiador, que deu um show. Vestido de Ozanam, ele levou os participantes à época do fundador para explicar o percurso da comunicação na SSVP, se “transformou” em Rodrigo novamente para falar dos dias atuais e encerrou incorporando o Coordenador Nacional da Comissão de Jovens, confrade Geyson Tôrres, para mostrar o futuro. 

No período da tarde, começaram as palestras mais técnicas: o representante do Conselho Geral Internacional (CGI), Marcos Perassoli, explicou como funciona a comunicação na SSVP de maneira global; a jornalista do CNB, Marina Prado, falou sobre a importância da comunicação externa, de mostrar a SSVP para não vicentinos e  gerenciamento de crise; o fotógrafo Matias Mendes deu uma aula de fotografia; o publicitário Victor Copola falou sobre redes sociais e seus funcionamentos; o Vice-presidente do CNB, Jean de Morais Araújo, destacou a importância de gerenciamento de crises e as posturas necessárias dentro da Sociedade e o diretor da Ozanam TV, Denilson Sá, falou sobre transmissão ao vivo.

O domingo começou com a Santa Missa, celebrada pelo Padre Emanoel, seguiu com palestra do presidente do CNB, Márcio José da Silva, sobre os desafios da SSVP brasileira, seguido pela palestra da jornalista do CNB, Ricaella Inocente, que deu dicas e ‘cartas na manga para gerenciar as redes sociais’, além de explicar o funcionamento das mesmas dentro do CNB. Uma cápsula do tempo foi feita, com lembranças de cada CM participante, para ser aberta no próximo Encom, em 2024, e resgatar mais essa história dentro do Decom. 

Durante os três dias de Encontro, os participantes se reuniram por diversas vezes em grupo para discutir comunicação, trocar experiências e planejar ações possíveis dentro dos seus CM’s. A animação ficou por conta da Banda Jó 22.

“Tivemos gente de todo o Brasil participando, mostrando o quanto querem levar e elevar o nome da nossa SSVP. Foi muito gratificante vermos a quantidade de pessoas dispostas a escrever a nossa história e firmes no entendimento que as causas de hoje geram os efeitos de amanhã, que tudo o que fazemos e comunicamos tem uma reação. Pela avaliação que recebemos, todos saíram com gás para trabalhar muito para divulgar as ações de seus Conselhos Metropolitanos, Centrais, Particulares e Conferências, tudo em nome dos Pobres e nossos assistidos. Agora é só seguirmos trabalhando, todos juntos, e aguardar o próximo Encom, em 2024”, avalia Gustavo. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY