Prepare seu coração: a Romaria começa nesta sexta

0
924

Com toda a certeza, vicentinos de todo o Brasil estão contando os dias para chegar a sexta-feira, dia que inicia a 52ª Romaria dos Vicentinos a Aparecida. Será um final de semana de atividades intensas, em honra e devoção à Mãe. Neste ano, o tema do maior evento vicentino do mundo será “Ozanam, servo incansável a exemplo de Maria, serva fiel”.

A proposta, segundo a 1ª Vice-presidente do CNB e Coordenadora da Comissão Organizadora da Romaria, consócia Elisabete Maria de Castro, a Bete, é trabalhar o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. “Temos como objetivo nos aproximar do legado de Ozanam e reafirmar nossa devoção a Maria. Serão três dias de reflexão, programação intensa e de renovarmos nossa fé e esperança na Mãe”, conta.

Bete explica que todos os anos os vicentinos levam lenços e outros adereços das cores que representam suas regiões, mas que neste ano, a Comissão Organizadora faz um pedido especial: “ao invés de colorirmos nossos espaços com as cores da região, queremos pedir pela paz e mostrar a unidade dos vicentinos, por isso, estamos solicitando que cada vicentino leve um lenço ou adereço branco, que simboliza esse nosso desejo, não só para o Brasil, mas para o mundo”, pede.

Neste ano, uma comitiva do Conselho Geral Internacional, composta pelo 17º Presidente-Geral, Juan Manuel B. Gómez e membros de vários países, participarão da Romaria. 

Programação

A Romaria começa com a reza do Terço no Caminho do Rosário, na sexta-feira, dia 01 de março, às 17 horas. Neste ano, quem será responsável pelo terço será a Família Vicentina, que pela primeira vez participará de forma ativa no evento. 

A tradicional Via Sacra, no Morro do Cruzeiro, acontecerá no sábado, dia 02, com organização do Departamento Missionário.

A programação do sábado continua logo depois do almoço, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Ela começa com a abertura da exposição da réplica da Imagem e Relíquia de 1º Grau de São Vicente de Paulo, às 14 horas, no salão no subsolo do Centro de Eventos. 

As atividades seguem com o 4º Show de Talentos, que apresentará ao público as várias habilidades das nossas Conferências de Crianças e Adolescentes, a partir das 14h30, com apresentação de dança, teatro, música e muita diversão. A noite, a partir das 19h30, quem toma conta do palco do Centro de Eventos é a juventude vicentina, com o Festival Cultural Ozanam.

No domingo, dia 03, as atividades no Centro de Eventos iniciam às 07 horas, com a Festa Regulamentar, seguida pela celebração da Santa Missa, presidida por Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, da Congregação da Missão. “Para nós será motivo de grande alegria termos Dom Odair, recém-ordenado, celebrando a Santa Missa do maior evento vicentino do Brasil. Uma verdadeira dádiva”, comemora Bete.

A expectativa para o evento é das melhores, com a participação de vicentino de todo o país. “Temos a certeza, que sob as graças da Mãe, Ozanam e São Vicente, será mais uma Romaria de sucesso. Nossa expectativa é de reunir milhares de vicentinos e amigos dos diversos Ramos da Família Vicentina para agradecer e pedir a benção da Mãe Aparecida. Que sejamos fiéis em seguir o legado herdado de Ozanam e comprometidos e corajosos no servir, assim como Maria”, finaliza Bete.

Desconto

Para todos os vicentinos que estiverem na Romaria, as refeições terão um desconto especial no Restaurante Sagrada Família, no Santuário. Basta estar vestino uma camiseta vicentina identificável, de qualquer lugar do país. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY