Ozanam: testemunho de vocação vivida na Conferência e junto aos Pobres

0
3647

No dia do aniversário natalício de Frederico Ozanam, o presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Márcio José da Silva, divulga texto em homenagem ao fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. Confira na íntegra:

“Ao celebrarmos mais um ano em memória do nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo, podemos afirmar com grande alegria que, se passam os anos, mas sua história de vida, sua existência, seus exemplos, seus testemunhos, seus escritos e suas falas não passam. Essas memórias permanecem vivas nos milhares de pessoas e ações caritativas espalhadas pelo mundo.

Com maior alegria podemos afirmar, ainda, que Ozanam foi, é e sempre será, para todos nós, o modelo perfeito de um confrade vicentino, que gravou no seu coração e em sua mente o significado de uma frase que vem agitando o Brasil nos últimos meses, criada exatamente para ser o lema do atual mandato da Diretoria do Conselho Nacional do Brasil: “Ser Vicentino: uma vocação vivida na Conferência e junto aos Pobres”.

O significado desta frase na vida de Ozanam tem origem no dia 23/04/1813, quando nasceu “Antoine Frédéric Ozanam”, o quinto dos quatorze filhos de “Jean Antoine François Ozanam e Marie Nantas”.

Graças à providência divina, a vocação de Ozanam veio de berço. Seus pais já davam um grande e valioso testemunho em defesa dos Pobres, através do serviço e auxílio aos enfermos desvalidos. O pai, sendo médico, não menosprezava os mais pobres e os atendia em igual qualidade, como se fossem seus melhores pacientes.

Se Ozanam cresceu testemunhando o bonito testemunho de serviços aos Pobres prestados por seu pai, encontrou em sua mãe o perfeito testemunho da caridade plena, pois a ela vinham os pobres e enfermos em busca de auxílio, cuidados e proteção, aos quais atendia com zelo e amor incondicional.

“…médico prestigioso, cuja fama profissional não o impedia de assistir doentes indigentes, com o mesmo cuidado e afabilidade reservados aos pacientes da alta condição social, e de Marie Ozanam, também dedicada à assistência dos pobres e enfermos. Frederico respira desde o nascimento o profundo espírito de caridade compartilhado pelos seus pais.” – https://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19970822_ozanam_po.html

Em Paris, na França, em 23/04/1833, quando Ozanam e seus companheiros fundaram a SSVP, podemos afirmar que aquele momento, do nascimento de uma pequena Organização formada de leigos vocacionados para a prática da caridade cristã junto aos mais Pobres, era um grandioso projeto de Deus iniciado há exatos 20 anos (no mesmo dia 23 de abril, quando nasceu aquele que seria o grande vocacionado do serviço aos Pobres), pois vinha ao mundo no seio de uma família que, vivendo a fé em Deus, vivia a prática concreta e rotineira da caridade na vida das pessoas empobrecidas, que buscavam nos pais de Ozanam o conforto e o alivio de seus sofrimentos e necessidades materiais.

Após a fundação da SSVP, quando o confrade Ozanam sonhava ver aquela pequena sociedade, nascida de um pequeno grupo de jovens amigos, tornar-se “uma grande rede de caridade”, ele faz-se apenas instrumento nas mãos de Deus que deseja ver progredir, crescer e espalhar-se pelo mundo o seu projeto. De que os Pobres sejam vistos, acolhidos, ouvidos e atendidos em suas necessidades através de pessoas como seus pais, “vocacionados” para a prática da Caridade junto aos Pobres.

Ozanam é um ícone da caridade, um homem que, desde seu nascimento, presenciou o que ela é, e assim, desde sua infância, viveu fazendo o bem ao próximo. Foi essa opção de viver intensamente sua vocação, herdada de seus pais, por designo de Deus, que o levou a trilhar um caminho da santidade, permitindo-nos, mais uma vez, celebrar a data de seu nascimento. Celebramos, na verdade a sua vida, uma vida rica de amor e caridade de um confrade vicentino que se consumiu servindo os Pobres.

Fiel a este mandamento do Senhor, Frederico Ozanam acreditou no amor, no amor que Deus tem por todos os homens. Ele mesmo se sentiu chamado a amar, dando o exemplo de um grande amor de Deus e dos outros. Ia ao encontro de todos os que tinham mais necessidade de ser amados, daqueles a quem Deus-Amor não podia ser efetivamente revelado senão pelo amor duma outra pessoa. Ozanam descobriu nisto a sua vocação, viu o caminho para o qual Cristo o chamava. Encontrou nisto o seu caminho rumo à santidade. E percorreu- o com determinação”. – Homilia do Santo Padre durante a Missa de Beatificação de Frederico Ozanam – Catedral de Notre-Dame, 22/08/de 1997.

Por tudo isso e muito mais celebremos com muita alegria o nascimento e a vida do Beato Antonio Frederico Ozanam neste dia 23 de abril, um confrade que nos ensina todos os dias a irmos aos Pobres e sermos presentes nas nossas Conferências vicentinas, onde devemos viver nossa vocação.

O Conselho Nacional do Brasil, através de sua Diretoria, deseja que, neste 23/04/2022, as festividades e celebrações destes 209 anos do nascimento do Beato Antonio Frederico Ozanam e 189 anos de fundação da SSVP, sejam um marco que nos anime, nos impulsione e nos motive, pelo testemunho de sua vida, a sermos como ele, vicentinos entregues à nossa vocação e que precisa ser testemunhada na Conferência e junto aos Pobres.

Viva Ozanam! Viva a Sociedade de São Vicente de Paulo!

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY