Coordenadora da CCA vê as crianças como presente de Deus!

0
3148

Encerrando a apresentação da nova diretoria do Conselho Nacional do Brasil, que ficará frente à SSVP até 2026, apresentamos a nova coordenadora Nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAS). A consócia Maria Aparecida Peteck Alencar, 54 anos, conhecida carinhosamente por Cida, é de Ubiratã, no Paraná, e já está há 24 anos na SSVP.

Ela lembra que a chegada à Sociedade partiu de um desejo de seu coração, logo depois que casou e teve seus três filhos, em 1997. “Senti vontade de fazer algum trabalho na Igreja e procurei a paróquia e comecei a ser catequista. Lá conheci alguns vicentinos e logo me identifiquei com os trabalhos”, conta.

Cida começou as atividades na Conferência Santa Rita de Cássia e ocupou diferentes cargos antes de chegar à coordenação nacional das CCAS: foi presidente o Conselho Particular São Francisco de Assis de Ubiratã, coordenadora da Ecafo do Conselho Particular são Francisco de Assis de Ubiratã, foi vice-presidente do Conselho Metropolitano de Curitiba na gestão dos confrades Márcio José da Silva e Valdir Marques. A consócia terminou em janeiro o mandato de vice-presidente do CNB para Região 3 e ainda foi presidente do Lar dos Velhinhos de Ubiratã e recebeu a primeira Carta de União de Obras Unidas no Brasil. 

Sua história com as crianças da SSVP é antiga. Formou a primeira CCA – Anjo Gabriel –  do Conselho Central de Campo Mourão, onde foi orientadora por 10 anos, além disso foi coordenadora da CCA no Conselho Central por dois anos. “Assumir a CCA do Nacional é uma grande benção! Poder dizer sim ao chamado de Deus é maravilhoso! Devemos aproveitar as oportunidades que Deus nos concede no dia a dia”, afirma.

Sobre a importância das crianças na Sociedade, Cida é taxativa: elas são um presente de Deus. “As crianças dão vida ao ambiente, motivam os adultos, trazem renovação. Elas não têm medo, estão sempre prontas aos desafios. Em uma CCA eles querem participar e assumem os cargos em uma facilidade incrível. Elas são um presente na Sociedade. Eles são o futuro da Sociedade, quem vai propagar a SSVP, são a continuação dos ensinamentos de Ozanam”, define.

Já sobre o trabalho que começa a desenvolver com a equipe da CCA, a consócia tem grandes planos: “espero poder contribuir com as CCAs na base, motivando e dando condições para formar uma Conferência em cada Conselho Particular. O nosso objetivo é ajudar nos trabalhos de formar e entregar nossas crianças para a Conferência de Jovens ou de Adultos da maneira mais preparada possível. Vamos disponibilizar materiais para formação de orientadores e para reuniões de CCA, valorizando e divulgando os materiais já existentes. Temos muito a fazer e a contribuir com o futuro da SSVP”, finaliza.

Nova diretoria da CCA
Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY