SSVP reforça a importância das Comissões de Jovens no Dia Internacional da Juventude

0
2124

Nesta sexta-feira, 12, é celebrado o Dia Internacional da Juventude. A data foca na importância da educação e conscientização dos jovens, que serão os próximos representantes da sociedade. Dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), os membros da Comissão de Jovens desempenham exatamente essa função, levar os princípios e o carisma vicentinos para as próximas gerações.

Segundo o confrade Geyson Tôrres de Lima, Coordenador da Comissão Nacional de Jovens (CNJ), “a função da CJ dentro da SSVP, segundo a Regra, é incrementar a participação da Juventude, mas acredito que vai além, é manter vivo o Espírito de Juventude na organização, é fazer vivo sempre o espírito primitivo e de origem da SSVP, fundada por jovens e para jovens”, enfatiza o vicentino.

A CJ busca a representatividade da Juventude na SSVP, que ela seja reafirmada dentro das Conferências e Conselhos. “A Comissão de Jovens forma líderes, quantos presidentes e outros membros da Diretoria do Conselho Nacional, Metropolitanos, Centrais e Particulares temos oriundos de Comissões de Jovens? Basta observar estes detalhes e veremos que a Comissão de Jovens é uma assessoria essencial para a continuidade da SSVP”, reforça o confrade Geyson.

E essa continuidade é de grande importância dentro da Sociedade. Através da formação vicentina dentro das Comissões, os jovens darão andamento ao trabalho de promoção social promovido pela SSVP, atendendo ao chamado e servindo aos Mestres e Senhores, os Pobres. “As ideias, propostas e as inquietações do jovem vicentino devem ser acolhidas pelos Conselhos e pelas Conferências como ‘um verdadeiro presente de Deus’,  para a melhoria da prática vicentina da caridade e da ação efetiva”, comenta o Coordenador Nacional da CJ.

E mais do que qualquer um, confrade Geyson entende a inquietação e a necessidade de levar adiante o carisma vicentino. Coordenador recente da CJ, o vicentino é de Paulo Afonso/BA e membro ativo da Conferência São José de Anchieta. “Diante do chamado para assumir a coordenação da CNJ, senti-me desafiado, porém, muito feliz e grato. Apesar do medo, me sustento na verdade de que Deus, em sua infinita bondade, nos capacita a cada dia e que Ele me capacitará sempre para o bom cumprimento deste honroso serviço. Conto com o apoio da minha família, de toda diretoria, da gestão atual, de toda juventude vicentina do Brasil e dos meus queridos coordenadores regionais”, conta o confrade, relembrando do momento da sua convocação. 

Geyson partilha da alegria da oportunidade de ser um nordestino à frente dos trabalhos da juventude vicentina do Brasil. “Quero levar o orgulho desta terra, por poder vivenciar lindas experiências que as amizades vicentinas nos proporcionam, e por último, mas não menos importante, a oportunidade de fazer algo a mais em favor da nossa juventude, pelo futuro da nossa sociedade que tanto faz o bem aos nossos Pobres”, finaliza o confrade.

Como fazer parte da Comissão de Jovens da SSVP?

Os interessados em fazer parte da CJ recebem um convite do Coordenador da Comissão de Jovens e precisam ser um confrade ou uma consócia ativo, ou seja, frequentar assiduamente a conferência que faz parte e se identificar com os trabalhos da juventude.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY