Campanha da Fraternidade celebra 60 anos de comunhão, conversão e partilha

0
358

A Campanha da Fraternidade completa 60 anos em 2024. Criada em 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como uma proposta para a Quaresma, tornou-se ao longo dos anos uma expressão de comunhão, conversão e partilha.

Segundo a CNBB, a Campanha da Fraternidade tem três objetivos permanentes:

  • Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum.
  • Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

O primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi “Igreja em Renovação”, com o lema “Lembre-se: você também é Igreja”. Desde então, diversos temas sociais têm sido abordados, levando os católicos à reflexão e à ação, em sintonia com os valores vicentinos.

Em 2024, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Lançada na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a Campanha se estenderá até o final da Quaresma, trabalhando um tema muito conhecido dos vicentinos. Afinal, a SSVP foi formada por um grupo de amigos incomodados com as injustiças sociais, uma preocupação que persiste até hoje em todos os tipos de pobreza.

“Ao longo dos 60 anos, a Campanha da Fraternidade com os seus mais diversos temas, traz reflexões de diversas situações que assolam o povo brasileiro, contribuindo assim para formação dos Vicentinos, pois os temas são baseados em problemas reais de injustiças e desigualdades que atingem principalmente os Pobres. Ao longo dos anos, a Campanha da Fraternidade segue criando consciência cristã, lutando pelo amor, amizade e fraternidade entre os povos”, pontua a Vice-Presidente do CNB, consócia Elisabete Maria Castro, a Bete.

A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância da fraternidade e da solidariedade na construção de um mundo mais justo e igualitário. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY