Ações Solidárias levam esperança e alegria no final do ano as famílias vinculadas a SSVP Brasil

0
1547

O final do ano é um momento especial, marcado por emoções, encontros e celebrações. Assim como em muitos lares e comunidades, as unidades vicentinas da SSVP Brasil também se mobilizam para levar esperança, carinho e alegria a quem mais precisa, abraçando as famílias assistidas, os residentes dos Lares de Idosos e as crianças carentes.

Ação em Mandaguari/PR encanta com distribuição de brinquedos

Desde 2018, a Comissão Jovem (CJ) do Conselho Particular (CP) de Mandaguari e a Conferência São Miguel Arcanjo, realizam a entrega de brinquedos nas regiões e bairros mais carentes de Mandaguari/PR. Realizada no último domingo, 17 de dezembro, a iniciativa contou com o apoio financeiro da Paróquia Bom Pastor, contribuições paroquiais e de empresas, campanhas de arrecadação, parcerias com jovens e promoção de bazares vicentinos, e ganha força a cada ano.

“No Natal, buscamos mostrar para as crianças o amor de Jesus em forma de alegria e, com o simples gesto de nos entregarmos na ação evangelizadora, de ir ao encontro das crianças de nossa cidade, levar um abraço, um carinho, um brinquedo, transforma o dia da criança, da família e também o nosso dia como vicentino.  Não podemos permitir que as crianças percam a fé, afinal este é o nosso compromisso vocacional vicentino, levar o pão da palavra, o pão que alimenta, a promoção familiar e trazer de volta a esperança de dias melhores e o sorriso no rosto dos nossos irmãos.”, comenta o confrade Jonathan Silva, da Comissão de Jovens do Conselho Central (CC) de Mandaguari.

A estimativa desse ano era presentear mais de 400 crianças. Mas a ação vai além da simples entrega. Um caminhão FORD CARGO, adornado com enfeites natalinos, percorreu as ruas, levando não apenas brinquedos, mas também abraços, carinho e atenção. “É muito gratificante levar um pouco de alegria ao Natal das crianças de nossa cidade. Tenho certeza que São Vicente e Ozanam ficariam também.”, fala  o confrade Gabriel Paes Bernadinelli, vice-presidente do Conselho Particular de Mandaguari. 

Além do Conselho Particular de Mandaguari e da Conferência São Miguel Arcanjo, o Conselho Central da cidade e a Conferência Carlo Acutis, formada pelos integrantes da Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Dulce dos Pobres e São Gabriel, participaram da organização do evento.

“O Natal já nos inspira a sermos mais solidários. Essa ação começou de forma pequena e a cada ano, com doações e promoções, vamos conseguindo realizá-la em mais bairros da cidade. Ver a alegria nos rostos das crianças com um brinquedo, por mais simples que seja, não tem preço.”, fala a consócia Eliane Verônica dos Santos Alves Bernadinelli, Secretária do CP

A Presidente do CP de Mandaguari, Regiane Tirone, também demonstra alegria ao ver a ação dando certo: “como é bom ver o sorriso das crianças na hora de receber um presente, nos enche de alegria. Essa entrega dos presentes torna nosso grupo mais unido, mais forte e leva felicidade para muitas crianças da nossa cidade.”.

Tradição de Natal que transforma desejos em realidade

Desde 1990, a Creche São Vicente de Paulo de Americana/SP realiza a entrega de sacolinhas de Natal para as crianças. A arrecadação e entrega dos kits foram idealizadas pelas assistentes sociais da creche e atualmente são conduzidas pelos voluntários, sendo a administradora, Maria Auxiliadora de Toledo Gatica, a responsável pela organização.

A arrecadação dos presentes é feita por meio da distribuição de papéis com os nomes das crianças, tamanhos de roupa e calçados. A iniciativa aconteceu no dia 19 de dezembro e, além da entrega para cerca de 40 crianças em situação de vulnerabilidade, um almoço especial de Natal foi realizado uma semana antes, contribuindo para fortalecer os laços com as famílias.

“No dia da entrega houve a presença do Papai Noel e, embora a gente atenda atualmente 93 crianças, os presentes foram preparados para os pequenos que estão em situação de vulnerabilidade. As demais sacolinhas de Natal foram confeccionadas pelos próprios pais”, explica a administradora da Creche.

Festejando o Natal com amor e carinho

O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Americana/SP celebra o Natal de duas maneiras especiais. A “Visita do Amigo Noel”, com entrega de presentes aos moradores, solicitados por meio de cartinhas adotadas pela comunidade. Já, o “Almoço das Famílias”, busca fortalecer os vínculos entre os idosos e seus familiares, contando com a participação direta dos familiares e amigos.

Ambas as festas são organizadas pela equipe do Lar, começando os preparativos meses antes. O evento conta com a participação de várias Conferências, CPs e CMs, destacando o verdadeiro significado do Natal. “Parece simples, mas não é! A “Visita do Amigo Noel” começa a ser organizada no mês de outubro. A Terapeuta Ocupacional desenvolve um trabalho junto aos moradores para que escrevam suas cartinhas solicitando o que desejam ganhar de presente. Quanto o “Almoço das Famílias”, a nutricionista organiza um cardápio e divulgamos nas redes sociais uma campanha de arrecadação de alimentos para os pratos. Em dezembro, a assistente social entra em contato com os familiares e a rede de apoio dos idosos, convidando-os para as festividades”, explica a coordenadora do Lar, Rebeca Zavarelli Esposito.

Na “Visita do Amigo Noel” deste ano, que aconteceu no dia 13 de dezembro, além dos funcionários, moradores e da diretoria, vicentinos e voluntários participaram da iniciativa para apreciar o momento. Já no “Almoço das Famílias”, no dia 14 de dezembro, o Lar recebeu cerca de 30 familiares e amigos dos idosos.

Maria Angela Carossi Rocha de Oliveira, da Conferência Imaculada Conceição, de Santa Bárbara D’Oeste/SP, foi uma das vicentinas que participou da visita e descreve a alegria da Festa de Natal no Lar: “tive o prazer de participar do momento da chegada do Papai Noel e da entrega dos presentes. Os moradores participaram e demonstraram gratidão pela ação realizada. Esse Lar é rodeado de afeto, carinho e respeito. É esse amor o verdadeiro sentido do trabalho da SSVP para nossos idosos.”

Além da Conferência de Maria, outras Unidades estiveram presentes, entre elas os Conselhos Centrais de Limeira, Piracicaba e Americana, o Conselho Particular Nossa Senhora das Dores, Santa Luiza de Marilac e o de Limeira, assim como as Unidade Vicentinas da Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita, Santo André, Santa Bakhita, São Paulo Apóstolo, Santa Ana, Jesus Cristo Bom Pastor, Nossa Senhora Aparecida, São José, Divino Espírito Santo, São Luiz Gonzaga, Menino Jesus, Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus.

“A ‘Visita do Amigo Noel’ é muito importante para nossos moradores, por realizarem desejos através dos presentes que parecem simples para nós, mas que os deixam muito felizes. Já o ‘Almoço das famílias’ faz parte do trabalho de fortalecimento de vínculos com os familiares e/ou rede de apoio, além de contribuir para que nossos acolhidos não se sintam abandonados.”, finaliza a coordenadora do Lar.

Solidariedade em ação

Em Presidente Prudente/SP, as ações solidárias iniciaram em 2020, durante a pandemia. A ideia surgiu da Vice-Presidente da Região 3, Fabiana Aparecida Goulart Gonçalves de Oliveira, que atuava como interventora do Conselho Central (CC) de Presidente Prudente na época. A ideia é arrecadar e entregar kits para as crianças assistidas da região. Com a participação ativa das Conferências locais, a iniciativa se consolidou, beneficiando 256 famílias assistidas e 281 crianças.

“Os presentes e os kits são providenciados pelo CC de Presidente Prudente e distribuídos para as Conferências, para que elas façam as entregas para as famílias assistidas”, comenta a consócia Fabiana. A orientação é que a ação aconteça entre os dias 22 e 23 de dezembro. 

Além do CC de Presidente Prudente, estão envolvidos o Conselho Particular de Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Santa Luisa Marillac, São Paulo, Antônio Frederico Ozanam e todas as 35 Unidades Vicentinas que compõem a juridição do CC de Presidente Prudente, abrangendo as cidades de Presidente Prudente/SP, Martinópolis/SP, Regente-Feijó/SP, Presidente Bernardes/SP, Santo Anastácio/SP, Presidente Venceslau/SP, Marabá Paulista/SP e Bataguassu/MS.

Aparecido Carlos de Oliveira, presidente do CC de Presidente Prudente, fala que a ação vai além da distribuição, registrando momentos de alegria: “após a pandemia, esse trabalho visava dar um pouco mais de atenção às famílias assistidas e às crianças. E foi um sucesso, pois trouxe grande felicidades às nossas famílias e às crianças. Com isso, a diretoria decidiu prosseguir nas ações e expandir para outras datas, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, realizando cinco ações ao longo do ano”, finaliza o confrade.

Transformando o dia dos idosos dos lares vicentinos

No dia 17 de dezembro, as CCA’s protagonizaram uma emocionante ação. Com cartas de Natal em mãos, as crianças distribuíram amor aos idosos assistidos pelos lares vicentinos. Em uma atividade descentralizada, cada orientador ficou responsável pela produção dos cartões em suas bases, enquanto crianças e coordenadores do CM, CC, e outros voluntários participaram da entrega. 

“A iniciativa mostrou as nossas crianças a importância que temos que ter com nossos avós dos lares de idosos e assistidos. Ensina que temos que dar valor as histórias de cada um. Que todos merecem respeito e não ser esquecido. Que todos somos família”, comenta Coordenadora da CCA para a Região 1, Cilea dos Santos Correa. 

As crianças estiverem em diversos lares, entre eles a Vila Vicentina de Boa Esperança/MG,  o Abrigo Frederico Ozanam de Palmeiral/MG, pertencentes ao CM de Pouso Alegre/MG, o Asilo Sâo Vicente de Paulo, de Anápolis/GO e o Lar São Vicente de Paulo, do CM de Jundiaí/SP. Além disso, os pequenos também entregaram as cartinhas a assistidos do Conselho Particular do Centro-Oeste, do Conselho Central de Campina Grande, do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife.

Ceia de alegria e solidariedade

Em Nerópolis/GO, uma iniciativa inédita ganhou vida no dia 3 de dezembro na forma da “Festa de Natal”. Organizada pela ONG Liga do Bem e pelo Conselho Particular Rainha da Paz de Nerópolis/GO, o evento foi um marco de solidariedade em meio às festividades de fim de ano.

Realizada pela primeira vez, a celebração reunia famílias assistidas e convidados. Ao todo, foram 400 pessoas, compartilhando um momento de alegria e união. “Entre as atividades realizadas, tivemos música ao vivo, sorteio de brindes e brinquedos para as crianças, mesa de frutas, almoço, além da distribuição de cestas básicas, panetones e caixas de leite para cada família presente. Foi uma combinação de entretenimento e apoio, refletindo o espírito solidário da época.”, comentou o presidente do CP Rainha da Paz, Wolguinei Ferreira Santiago.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY