2ª Romaria das Juventudes Vicentinas ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens: uma Celebração de Alegria, Fé e Devoção

0
798

Por Rafael Castro

Coordenador da CJ para a Região V

À luz do terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil, aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro, a 2ª Romaria das Juventudes Vicentinas ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, localizado no município de Catas Altas/MG, que teve como tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 23,32-33). Foi um evento marcante para a família vicentina a nível nacional e para todos os fieis devotos da Virgem Maria. A Romaria reuniu aproximadamente 300 jovens peregrinos dos diversos ramos provenientes do Carisma Vicentino de diversas partes do país, demonstrando a alegria, força e a devoção das juventudes que seguem a Jesus, o Evangelizador dos Pobres.

A Romaria iniciou-se no ano anterior como uma forma de fortalecer os laços de comunhão entre os membros jovens da FAMVIN e de prestar homenagem à Virgem Maria, a quem os vicentinos têm especial devoção. O evento visou também promover a espiritualidade, a oração e a solidariedade entre as juventudes do carisma. Vale a pena ressaltar que o Caraça, é um centro de peregrinação do Carisma Vicentino no Brasil, desde 1820.

O Santuário, localizado em um cenário de beleza natural exuberante, proporcionou um ambiente propício para a reflexão ecológica e a oração junto à casa comum. No dia 03, foi realizada a missa de abertura do evento presidida pelo Padre Adalberto Costa, seguida de uma pequena confraternização com o tema “Festa de Todos os Santos” com “cosplayers” de santos que inspiram o jovem vicentino, como São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, e de beatos, como o Beato Jorge Frassati e a Beata Isabel Cristina.

Além de fortalecer os laços entre os membros da FAMVIN, a Romaria proporcionou uma oportunidade única para os participantes renovarem sua fé e se engajarem em ações concretas de caridade. O evento contou com um cronograma bem diversificado, como caminhada pela paz rezada pelos diversos ramos presentes, oficinas com temas relacionados ao meio ambiente (Laudato Si), projeto de vida, vocação e juventudes diante da comunicação social e evangelização. A Santa Missa foi um momento de ação de graças pelas juventudes no mundo e um espaço vocacional para os jovens. Após o almoço, aconteceu a feira vocacional com os ramos da Família Vicentina e apresentações de show de talentos.

Participar da Romaria das Juventudes Vicentinas foi um momento único onde fortalecemos os laços entre os jovens da FAMVIN e reforçar o compromisso com os valores da caridade e da devoção. O Santuário do Caraça nos leva a viver, respirar e transmitir a paz, a serenidade e acima de tudo o amor e a gratidão. A harmonia com a natureza me lembrou São Francisco de Assis em seu Cântico do Irmão Sol, onde refletimos a conexão entre Deus, a natureza e o homem.

Como disse o Diácono Ramon Aurélio, da Congregação da Missão: “após a primeira Romaria, que foi um apelo concreto das juventudes vicentinas, depois da pandemia da COVID-19, a 2º Romaria das Juventudes Vicentina ao Santuário do Caraça, Catas Altas foi motivo de encontro, celebrar a vida, trocar experiências e de pensar rejuvenescimento da Família Vicentina no Brasil. Creio piamente que este momento impar, ao olhar para as juventudes, consistiu em buscar sanar o anseio que parte do coração dos jovens de vários ramos pertencentes à Família Vicentina de forma concreta de estabelecer laços que nos cativam a partir de uma troca vocacional.”

A 2ª Romaria Vicentina das Juventudes Vicentina junto aos representantes de vários ramos do Carisma enalteceu o esforço e a participação de cada membro, consócia, confrade e, em especial, do Conselho Nacional do Brasil, que facilitou para que este momento vocacional continue a agregar valores vicentinos às nossas juventudes e a inspirar novos jovens a conhecerem e viverem o que viveram São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam. Que eventos como este continuem a fortalecer a espiritualidade e a solidariedade entre os vicentinos e todos os fiéis devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens, inspirando a prática do amor ao próximo e a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY