2024: um ano de muitos projetos para SSVP Brasil

0
4760

Nosso presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Márcio José da Silva, preparou uma mensagem especial para cada vicentino e ainda falou dos planos para a SSVP Brasil para este 2024 que se inicia!

Estimados Confrades e Consócias, amanhã iniciamos nossa caminhada no ano de 2024.

2024 começa repleto de trabalho na messe vicentina da caridade. Decisões importantes, grandes acontecimentos e realizações para a SSVP vão agitar e movimentar nossas Unidades Vicentinas, os confrades e consócias e, em especial, o nosso ir ao encontro com os Pobres, sejam os assistidos pelas Conferências Vicentinas ou os acolhidos em nossas Obras Unidas.

Se em 2023 o tema proposto como material de leitura, reflexão e motivação em nosso Livro Temático: “A mística da visita aos Pobres” nos revelou durante todo o ano a beleza do mistério envolto em nossa espiritualidade e nossa vocação, podemos agora, abastecidos pela compreensão da grandeza e beleza de sermos visitadores dos Pobres, neste ano ler, conhecer e viver realidades diferentes propiciadas a partir do encontro dos vicentinos com os assistidos. O Livro Temático 2024 vai nos revelar como se dá a mística da prática vocacional da Visitação, pois a cada texto nos será contada e testemunhada pelos visitadores e visitados como acontece, o que acontece e porque acontece semanalmente milhares de visitas às Famílias Assistidas. O Livro de 2024: “A promoção passa pelo escutar com caridade –  Assistidos e Vicentinos contam suas histórias” vem repleto de partilhas relatadas, ora pelos próprios assistidos, ora por vicentinos que tiveram suas vidas marcadas pela experiência do ir até os mais Pobres; que possamos lendo o livro aperfeiçoar nosso encontro com os assistidos das SSVP.

Que em 2024 nossa Regra da SSVP no Brasil, não seja apenas um livro guardado numa gaveta ou empoeirando numa estante; precisamos ler, estudar, refletir, praticar e defender nosso Regulamento. Novos tempos requerem novos rumos, orientações e novas regulamentações para muitas de nossas dúvidas no dia a dia na SSVP. Temos às mãos as orientações e respostas, só precisamos, em 2024, criar o hábito de manusear e ler a nossa Regra, pois ela faz da SSVP uma Organização séria, competente, respeitada, organizada e devidamente regulada em sintonia com as Leis vigentes no País e o nosso Carisma Vicentino. Mas, que nossa Regra não seja um fardo para nós Vicentinos e sim um caminho a seguir.

Já precisamos ir nos organizando para o nosso grande Encontro na Casa da Mãe. Não podemos deixar nada para a última hora quando o assunto é a nossa Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida. Talvez poucos saibam, mas assim que termina uma Romaria, o CNB no mesmo dia já começa a trabalhar, programar e organizar a próxima Romaria, portando, tudo já preparado para juntos vivermos momentos fortes de espiritualidade, com eventos marcantes e inesquecíveis. Será, sem dúvida, mais uma grande festa, um grande encontro, um grande momento de bênçãos sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Tá lançado o desafio: ”Vem com a gente pra Casa da Mãe”.

Fico imaginando como é grande, bonita e movimentada a nossa SSVP. Poucas organizações no Mundo terão neste ano de 2024 tantos encontros, eventos, formações, reuniões, viagens, eleições, posses, festas e realizações como a SSVP. E para fortalecer e instruir essa grande caminhada vem aí os novos manuais de Coordenações de Comissões e Departamentos com o propósito de fortalecermos o engajamento de crianças e adolescentes, jovens e adultos nas Conferências e nos cargos de liderança na SSVP, também como nos formar para melhor servir. 

2024 precisa nos envolver e nos comprometer com a causa dos jovens e das crianças e adolescentes em nossas Conferências, na casa dos assistidos e nos lugares de destaque da SSVP. Precisamos deixar de lado a fala de que eles são o futuro da SSVP, pois são muito mais que isso, posto que vem há tempos atuando e escrevendo nosso passado recente, são os protagonistas do presente, vibrantes e participativos, e assim serão naturalmente o futuro da SSVP em todos os sentidos e todas as suas ações. Porém, precisamos dar as mãos, caminhar juntos, projetar e viver o presente e o futuro em harmonia e em sintonia para o bem maior da SSVP e dos Pobres.

Por isso, em 2024 teremos nosso Fórum Nacional da Juventude, onde receberemos em torno de 2 mil jovens vicentinos em Sumaré/SP, onde vão juntos com jovens de toda a América vibrar, cantar, se emocionar em serem vicentinos. 

Teremos no início de fevereiro, na bela e acolhedora Goiânia, a realização da Plenária Nacional, realizada anualmente pelo CNB: o grande encontro de toda as Diretoria com todos os presidentes de Conselhos Metropolitanos. Todos nós precisamos estar antenados e conectados na Plenária Nacional, pois é nela que se tomam decisões que buscam melhorar a atuação da SSVP em todos seus escalões, desde a Conferência e Obras Unidas até todos os Conselhos. Que Deus pela intercessão do Beato Antônio Frederico Ozanam desde já abençoe e ilumine com discernimento, sabedoria e inteligência todos os participantes para que em 2024 a SSVP continue sendo num sinal de esperança e amor na vida dos mais Pobres com seriedade e responsabilidade.

Em 2024 continuaremos com nossos projetos sociais: Investindo na Vida, Todos Somos Um, Projeto Social, 13 Casas, Trailer Solidário, onde vamos investir quase R$ 3 milhões. Por isso, conclamo a cada Conferência: faça seus projetos, tirem seus assistidos da situação de vulnerabilidade em que se encontram e devolva a eles o protagonismo da vida, de sua família. 

Enfim, graças ao empenho e dedicação de confrades e consócias em cada canto deste país, fica aqui o nosso agradecimento e gratidão pela oportunidade caminharmos juntos em mais um ano, que está apenas se iniciando. Em especial nossa admiração e gratidão àqueles que jamais se desviaram do caminho da casa dos Pobres, sendo fiéis e perseverantes nas visitas domiciliares aos assistidos e nas reuniões das Conferências “semanalmente”. Sem isso, não haveria razão de existir a SSVP.

Um feliz e abençoado 2024!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo…

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY