Encontro da Rede de Afeto: Cuidando de Quem Cuida

0
282

No último final de semana, 15 a 17 de março, a Rede de Afeto realizou seu encontro anual com o objetivo de cuidar não apenas dos pacientes atendidos, mas também dos profissionais que dedicam suas vidas a esse trabalho. Com uma programação cuidadosamente elaborada, o evento reuniu psicólogos voluntários de diversas regiões do Brasil na sede do Conselho Nacional do Brasil (CNB), no Rio de Janeiro/RJ.

Entre as discussões do encontro, os participantes discutiram sobre a melhoria das condições de atendimento da Rede, o fortalecimento das relações entre os profissionais, o aprimoramento do vínculo com o projeto e o desenvolvimento do trabalho em grupo. “Ao longo do evento, pudemos refletir sobre as experiências e compartilhar aprendizados.”, fala a participante Adriana Sanatana, que trabalhou com a equipe gestora do evento. 

A programação incluiu momentos de oração, dinâmicas de apresentação, oficina de vivência e introspecção, além de uma palestra conduzida pelo Pe. Eric de Carvalho, CM, reitor do Santuário da Medalha Milagrosa, com o tema “Dores do afeto/chagas existenciais”.

“O evento foi marcado pela leveza e flexibilidade, com uma programação que evitou muitas palestras e o fechamento entre quatro paredes, proporcionando momentos de interação e reflexão.”, falou outro membro da organização, Ingrid Teixeira.

No sábado, os participantes também tiveram a oportunidade de participar da palestra e exposição das obras de Ocí Ferreira, artista plástica, poetisa e ativista da mulher, com o tema “A Força do Feminino”.

“Ao término do encontro, o principal aprendizado foi a certeza de que, em todos os tempos, Deus intervém para curar as dores e libertar as pessoas de suas escravidões. Como profissionais da saúde mental, os psicólogos da Rede de Afeto se veem como instrumentos de Deus, acolhendo incondicionalmente seus clientes e pacientes em seus processos de vida.”, comenta uma das colaboradoras da equipe gestora do evento, Ada Ferreira. 

O voluntário Orlando Gonçalves, que também participou da organização do evento, comentou que o Encontro da Rede de Afeto foi, sem dúvida, um momento de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos laços que unem os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. “A Rede de Afeto segue firme em sua missão de promover o cuidado integral de seus pacientes e profissionais, mostrando que o amor e a solidariedade são as melhores ferramentas para transformar vidas.”, finaliza Silva Torres, que fez parte da equipe gestora. 

O próximo encontro da Rede de Afeto está previsto para ocorrer próximo ao dia do Psicólogo, em 27 de agosto de 2025, no Casarão do Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY