Tradições que recrutam

0
2174
Evento da Juventude do CM de Jundiaí/SP

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização que existe há mais de 180 anos no mundo, o que a faz ter várias tradições, como, por exemplo, o fato da coleta, instituída desde a 1ª Conferência. Desde seu crescimento, multiplicação de Conferências, também foi pensado em como recrutar, fazendo com que se espalhasse mundo afora, chegando ao Brasil há 150 anos, no Rio de Janeiro, onde foram sendo construídas diversas novas tradições.

O Brasil vive momentos difíceis, entre eles a pandemia da Covid-19, que infelizmente levou a óbito muitas pessoas e também afetou mentalmente toda a população. Na Sociedade de São Vicente de Paulo, como decorrência direta da pandemia, pudemos observar, em muitos casos, o esfriamento das atividades, afastamento de membros, fechamentos de Conferências. É preciso renovar. Precisamos recrutar e revigorar o espírito vicentino nas unidades. Mas nem sempre é preciso inventar a roda, muitas coisas podem voltar a serem feitas para que o recrutamento seja efetivo, sem a necessidade de criar algo mirabolante, podendo usar algo que já foi feito e que deu certo. 

Acompanhe a lista abaixo de algumas tradições que precisam voltar para efetivar o recrutamento:

  1. Terço:

A oração é quando conversamos com Deus e o terço faz parte da tradição católica, algo que os Vicentinos desempenhavam em conjunto muito bem. Feito nas casas é muito mais efetivo quando se trata de recrutar, pois cada casa que os vicentinos visitam, eles levam o carisma consigo contagiando a todos, fazendo com que sempre mais e mais pessoas se sintam tocadas a serem vicentinos.

Link do Terço Mariano Vicentino: https://ssvpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Ter%C3%A7o.pdf

Link do Terço das Virtudes Vicentinas: https://www.pbcm.org.br/noticia/terco-das-virtudes-vicentinas-02082022-160419 

Terço realizado pelo CM de Ouro Preto/MG
  1. Orações:

Além de terço, podemos fazer adorações, vigílias, luaus, vias sacras, romarias, retornar as missas das 5 intenções, que muitas Conferências que não estão realizando, dentre outras ações. Tudo é ótimo para o recrutamento, já que a oração é própria do cristão e todos precisamos dela.

Vigília do CM de Belo Horizonte/MG.
  1. Projeto Crisma:

Recrutamento na Crisma ou Catequese é algo muito bom e produtivo. Visitar os locais onde estão os jovens católicos traz muito recrutamento. Temos o Projeto Crisma, que ensina a apresentar a SSVP para jovens e que pode ser adaptado na Catequese, grupos de coroinhas, grupos de jovens, EJC, EAC, entre outros. O Projeto ensina a preparar o encontro e acompanhar estes jovens na sequência para que se mantenham na conferência.

Link de acesso ao Projeto Crisma: https://ssvpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Recrutamento-Projeto-Crisma.pdf

Projeto Crisma no CM de Pato de Minas/MG
  1. Recrutamento na missa:

É importante que nós, vicentinos, voltemos a participar efetivamente da nossa paróquia assumindo novamente um dia da liturgia da missa no mês, ou realizando mensalmente a “missa dos Vicentinos”, onde temos a liberdade de uma celebração com mais informações do nosso carisma e também podemos colocar ponto de arrecadação nas missas da comunidade. Uma dica é pedir ajuda para o padre para convidar os paroquianos a participarem. Também podem ser feitos teatros, apresentação musical, dança e vídeo, até mesmo panfletagem ao final da missa, e montagem de estande para se mostrar o carisma, como já foi feito com êxito no passado.

Recrutamento em Missa feito pelo CM de Maringá/PR
  1. Festas e Atividades culturais:

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de festa e a realização das festas que sempre fizemos precisa voltar. Festa junina, confraternizações, comemorações de aniversário. Parece bobo, mas não é. Esses momentos atraem e unificam, pois mostram nossa amizade, carinho e trabalho. Também podemos pensar em cinema vicentino, show de talentos, passeios. Porém, é preciso lembrar: para recrutar é necessário propósito! Não basta fazer o evento por fazer!

Festa realizada pelo CM de Olinda e Recife/PE
  1. Gincana e Esporte:

Há anos a Sociedade de São Vicente de Paulo realiza gincanas e atividades esportivas solidárias, onde arrecada inúmeras doações e traz pessoas para as nossa fileiras vicentinas. Inclusive o Desafio da Juventude que estamos realizando com a Comissão Nacional de Jovens é um ótimo incentivo para se fazer algo na sua área.

Gincana e esporte pelo CM de Belo Horizonte/MG
  1. Encontros de Recrutamento:

O Conselho Nacional está pedindo aos Conselhos Particulares que retornem com o seu protagonismo. Entre os desafios está a realização dos encontros de recrutamento, que é quando podemos levar pessoas a imergirem no Carisma Vicentino, podendo ainda ali sentirem segurança para dizerem SIM para participar da organização. Os encontros de recrutamento são essenciais de serem realizados.

Encontro de recrutamento do CM de Pato de Minas/MG
  1. Visitas:

A base da Sociedade de São Vicente de Paulo é a visita. A visita aos Pobres é um ótimo meio de recrutamento. Levar um não vicentino a uma visita é muito eficaz e simples, qualquer pessoa pode fazer. Existem também parcerias nas quais vicentinos mais jovens e Ministros da Eucaristia fazem as visitas juntos. Muitos Ministros Vicentinos levavam crianças e adolescentes para a visita, desta forma consolidavam o carisma nos mesmos e isso pode voltar a acontecer. Também é importante se visitar aos membros afastados por doença, os familiares de vicentinos falecidos e membros afastados para que se retornem, pois assim conseguimos manter a Conferência sempre cheia e de forma simples.

Existem muitos métodos que eram usados que podemos retornar. Para ajudar no recrutamento, a 3ª etapa do Desafio Juventude em Ação está correndo. Leia o edital e participe, ajude seu Conselho Metropolitano a ganhar este Desafio.

Link da Matéria do Desafio: https://ssvpbrasil.org.br/terceira-tarefa-da-gincana-juventude-vicentina-em-acao-e-liberada-e-envolve-as-ccas/

A consócia Jaqueline Rocha (de blusa branca e óculos) em visita à família de um doente

Por Amanda Dias Moreira
Coordenadora Nacional de Jovens para Região 1

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY