Hoje celebramos Nossa Senhora Aparecida

0
1836

No dia 12 de outubro, a Região IV celebra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A devoção à Santa remonta ao século XVIII e atrai milhares de fiéis todos os anos à cidade de Aparecida, situada no coração do Vale do Paraíba paulista.

Segundo a Vice-Presidente para a Região IV, Luciana Moreira, a história conta que a imagem da mãe de Jesus foi encontrada por três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, nas águas do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá/SP, no ano de 1717. Uma escassez deu lugar a uma pesca abundante após o encontro da imagem, que representava Nossa Senhora da Conceição.

Padroeira da Região IV

Nos anos 90, a Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil passava por significativas transformações, impulsionadas pela juventude. Nesse contexto, explica a consócia Viviane Angélica Olivatti Ribeiro, da Região IV, os Conselhos Metropolitanos foram regionalizados para otimizar e simplificar as ações. Foi durante esse processo que cada região foi consagrada a uma Nossa Senhora, ideia proposta pelo confrade Pedro Tenuto e implementada com a criação dos Regionais na Juventude Vicentina.

Leandro de Ávila Prudente, membro ativo da Região 4, relembra como a iniciativa foi recebida pelos jovens da época: “em todos os Conselhos Metropolitanos a juventude aceitou muito bem a ideia e cada região escolheu sua padroeira. Como não tiveram muito tempo para decidir, o assunto não foi muito discutido pelos jovens. Cada região escolheu a sua padroeira sem deixar que ocorresse repetição.”

Celebrações

Hoje, não existe uma festa específica realizada na Região IV, pois a festa celebração acontece em todo o Brasil, sendo o epicentro das comemorações na cidade de Aparecida/SP, que se encontra na Região IV.  Renan Contrera de Paiva, confrade da Região 4, destaca a Romaria Vicentina que ocorre em São José dos Campos: “No CM São José dos Campos, existe uma Romaria Vicentina á pé de algumas cidade próximas até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro.”

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é um patrimônio enraizado na religiosidade popular, um símbolo da miscigenação brasileira. Maria, a Virgem Santíssima que se manifestou aos humildes pescadores, representa o chamado à missão para todos os seguidores de Jesus Cristo.

A consócia Ana Cláudia Prado Eria, da Região 4, enfatiza: “que a nossa devoção à Nossa Senhora Aparecida nos lembre que a Mãe de Jesus e nossa Mãe é exemplo de mulher que se põe a caminho, que no seu sim pode depositar toda sua ternura ao Mundo, que tem uma fé profética e que esteve sempre cheia de compaixão e amor pela humanidade.”

Por fim, a consócia Mirlene Cristina Reis da Silva, da Região 4, conclui: “que a Virgem Maria nos cubra com seu manto sagrado sempre. ‘Viva a Mãe de Deus e Nossa Senhora Aparecida’.”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY