Relíquia e imagem de São Vicente serão expostas na Romaria

0
22026

Que a Romaria Vicentina Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um dos momentos do ano mais aguardados por vicentinos de todo o país e o maior evento da Organização no mundo não é segredo para ninguém. 

Que em todos os anos dezenas de milhares de pessoas se encontram em Aparecida/SP, na Casa da Mãe, para renovarem sua fé e se comovem durante três dias de uma programação mais do que especial, também não. 

Mas a edição de 2024, que será realizada de 1 a 3 de março, terá um motivo a mais para os devotos de São Vicente de Paulo se emocionarem: uma réplica da imagem de São Vicente de Paulo e uma relíquia de 1ª grau serão expostas ao público participante. 

“Com certeza, será um momento único na nossa Romaria. Ter a imagem e a relíquia do nosso patrono ali pertinho vai ser um grande presente aos vicentinos, que viajam das mais diversas partes do nosso país para a Casa da Mãe, para três dias de reflexão, fé, devoção, renovação do carisma e muita oração”, afirma a Coordenadora da Comissão Organizadora da Romaria e Vice- Presidente do CNB, consócia Elisabete Maria Castro, a Bete.

A imagem

A vinda da imagem e da relíquia de 1º grau de São Vicente de Paulo foi anunciada ao presidente do Conselho Nacional do Brasil durante a Assembleia Geral do CGI em junho de 2023, em Roma, pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Padre Tomaž Mavrič. Tempos depois, o Superior Geral ligou ao Coordenador Nacional da Família Vicentina no Brasil, Padre Edson Friedrichsen, para passar à Família Vicentina a preparação da chegada da imagem e sua peregrinação. 

Padre Tomaž Mavrič falou da vinda da imagem e da relíquia ao CNB, em junho de 2023

A imagem é uma réplica do corpo de São Vicente de Paulo que está em Paris, e sua caixa, tem 2 metros de comprimento por 80 de largura e 60 de altura. Ela foi feita na Província do México e doada para a Cúria Geral de Roma, em 2017, na comemoração dos 400 anos do surgimento do Carisma Vicentino.

A imagem e relíquia ficarão expostas na Romaria no sábado, dia 2 de março, das 14 às 17 horas, em uma sala com decoração e trilha sonora especial, no pavimento inferior do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, para visitação do público da Romaria e externo. No espaço, será montado um local especial para orações dos devotos. Para aproximar ainda mais os fiéis da relíquia do Santo, a Comissão Organizadora colocará fitas saindo da caixa para que eles possam tocar, uma vez que ela não ser pode ser diretamente tocada. 

Já no domingo, dia 3, a imagem e a relíquia de São Vicente ficarão expostas no meio do Centro de Eventos, em um local reservado próximo ao público, e durante a Festa Regulamentar a visitação será liberada. 

“Com certeza, será um grande momento de fé, pois estar diante ao nosso patrono é motivo de graças e gratidão. Que São Vicente nos inspire pelo seu amor aos Pobres”, resumiu a Coordenadora da Comissão Organizadora da Romaria e Vice- Presidente do CNB, consócia Elisabete Maria Castro, a Bete.

Peregrinação

Passada a Romaria, a imagem e a relíquia de São Vicente de Paulo sairá em uma grande peregrinação pelas sete regiões vicentinas do país, num cronograma que pode durar até três anos. 

Padre Edson explica os três pilares de motivação para peregrinação da imagem e da relíquia pelo Brasil. “Ela abre no Brasil o ano jubilar de 400 anos da fundação da Congregação da Missão; promoção vocacional, pois vamos passar em lugares que inclusive não têm Congregação da Missão, Filhas da Caridade e outros ramos da Família Vicentina; e divulgação do carisma. Esses são três pontos fundamentais”, justifica.

A programação da peregrinação está sendo feita com calma, num trabalho em conjunto.“Vamos, Congregação da Missão, Conselho Nacional do Brasil e Conselhos Metropolitanos, organizar a visitação da imagem e da relíquia, que começará pela Região 4. Estamos conversando com os bispos de cada localidade, conforme instrução do Superior Geral, para vermos quais paróquias vão querer e poder receber a imagem e a relíquia. Mas os devotos e vicentinos de todo o Brasil podem ficar tranquilos, pois elas passarão em todas as regiões durante a peregrinação e os canais oficiais divulgarão o itinerário”, conta o padre. 

Para uma maior interação com os fiéis e devotos, a Congregação da Missão preparou um site especial sobre a vinda da imagem e da relíquia no país:   famvin.org.br.

O CNB também comemora a peregrinação da imagem e relíquia do Santo e destaca a importância para os vicentinos de todo o Brasil. “Viveremos nos próximos meses um momento importante pela peregrinação da imagem e relíquia do nosso patrono. Que por onde São Vicente passar supliquemos bençãos de saúde e fidelidade ao nosso carisma Vicentino, que ele inspire mais pessoas a seguirem seu carisma de servir e amar aos Pobres”, conclui a consócia Bete.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY