Quarta-Feira De Cinzas: O Início De Um Tempo De Reflexão e Renovação Espiritual

0
861

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada este ano em 14 de fevereiro, marca o início da Quaresma, um período de quarenta dias que antecede a Páscoa no calendário litúrgico cristão. A SSVP Brasil conversou com o Padre Ilson Luís Hübner, Diretor da Faculdade Vicentina, para entender melhor o simbolismo por trás dessa data e o significado das cinzas.

Segundo o Evangelho de São Marcos, a fórmula que acompanha a imposição das Cinzas Sagradas nos convida não apenas à penitência, mas também à conversão e à oração assídua, promovendo uma reflexão profunda sobre nossa relação com Deus e com o próximo.

Padre Ilson ressalta a importância dos textos bíblicos utilizados durante esta liturgia, como o Salmo 51, que expressa o desejo de um coração puro e um espírito reto diante da misericórdia divina. Ele destaca que a Quarta-feira de Cinzas não é apenas um ritual, mas um convite à mudança de vida, à reconciliação e ao retorno ao amor do Pai Celestial.

As cinzas, um elemento central desta celebração, têm um significado duplo na tradição cristã. Por um lado, simbolizam nossa condição humana frágil diante de Deus, como mencionado por Abraão e Jó nos textos bíblicos. Por outro lado, representam o arrependimento e a renovação espiritual, conforme exemplificado pelo rei de Nínive no Livro de Jonas e pelos habitantes de Jerusalém no livro de Judite.

Ao receber as cinzas sobre nossas cabeças, expressamos nossa finitude e nosso desejo de arrependimento, mas também nossa abertura à misericórdia e ao perdão divino. É um momento de reconhecer nossas fragilidades e pecados, fortalecendo-nos na busca pela conversão e pela vida em plenitude.

A Quarta-feira de Cinzas nos convida a refletir sobre nossos caminhos e prioridades, a assumir um novo rumo seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. É um tempo de proximidade com Deus, de redescoberta e renovação espiritual, preparando-nos para celebrar a vida nova e a ressurreição na Páscoa.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY