Hoje é dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Região VI, e Dia da Família

0
32606

Dia 8 de dezembro comemoramos duas datas especiais: Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Região VI, e Dia Nacional da Família.

Nascida na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação de ser mãe de Jesus Cristo. A devoção à Nossa Senhora da Conceição é muito antiga e a data de 8 de dezembro passou a ser festejada pela Igreja Católica em 1477, após ordem do Papa Sisto IV. O dogma de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854.

A Vice-presidente da Região VI, Ana Paula Lima, explica a importância de Nossa Senhora da Conceição para a SSVP. “Como cristão leigos, somos chamados à Missão. E assim como nossa Senhora, como a primeira missionária de Cristo, somos também  convidados  a sermos discípulos e missionários de Cristo, servindo a Deus na pessoa do Pobre.  São Vicente, no início de sua missão, tinha Nossa Senhora como protetora dessa linda e desafiadora missão de seguir a Jesus na pessoa do Pobre, Ozanam também seguiu o mesmo caminho, depositando em Nossa Senhora a confiança e proteção. Assim como eles, nós também depositamos em Maria, nossa intercessão, para que nunca falta a coragem, a fé e a esperança de seguirmos os passos de Cristo, ajudando o mais Pobre.  Nossa Senhora da Conceição intercede e roga pela SSVP junto ao seu filho Jesus”, explica.

A escolha da padroeira da Região VI se deu há anos, quando a juventude Vicentina sentiu a necessidade de escolher uma Nossa Senhora para cada região.  “Nossa Senhora da Conceição foi a escolhida para a região VI, tendo em vista a romaria centenária que acontece todos os anos até o morro da Conceição, em Recife, e também porque muitas paróquias na região são dedicadas a ela. Essa devoção é muito forte nessa região do nordeste e celebramos a data com muita alegria e festa. Cada Conselho Metropolitano é convidado a celebrar a festa regulamentar no Dia da Imaculada Conceição. Todas as unidades vicentinas celebram com muita alegria”, conta Paula.

A vocação de Nossa Senhora para ser Mãe de Jesus torna-se ainda mais gratificante do que o Dia Nacional da Família ser comemorado junto com o dia da Mãe Imaculada. “O dia 8 de dezembro busca homenagear a família, bem como lembrar a sua importância. Família significa relação afetiva entre as pessoas,  um conceito que se baseia no amor, na ajuda mútua, na partilha, e que promove a formação de valores em cada um de nós. Uma família unida é capaz de vencer todos os obstáculos que surgem.  Nossa Senhora é o nosso principal modelo de família, que nos apresenta todos os dias o seu filho Jesus”, define a Vice-presidente. 

E se Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem um lugar especial no coração de cada católico, com Paula não é diferente: “Para mim é um dia muito especial o dia da  Imaculada Conceição, pois a SSVP foi consagrada a ela;  a região na qual faço parte é  representada por ela, ela é padroeira do município em que moro, Rio Largo, em Alagoas, e minha Conferência se chama:  Conferência Nossa Senhora da Conceição. Então, minha relação com ela é de muita fé e amor”, finaliza. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY