Confrade Juan Manuel Buergo Gomez assume como o 17º Presidente-Geral da SSVP

0
1162

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) tem um novo presidente. O Confrade Juan Manuel Buergo Gomez assumiu o cargo como o 17º Presidente Geral da SSVP, no dia 9 de setembro, em uma cerimônia marcada pela simplicidade. O evento contou com a presença de destacados membros da Organização e autoridades eclesiásticas.

A programação começou na sexta-feira, 8 de setembro, na sede da Confederação Internacional, em Paris, na França, com a celebração de benção e entronização das Relíquias dos Bem-aventurados Henry Planchat e Isabel Cristina, na Capela. A cerimônia ficou a cargo do Padre Gilles Morin, Provincial dos Religiosos de São Vicente de Paulo na França.

Durante a ocasião também foi inaugurada a Galeria dos ex-Presidentes-Gerais e a Vitrine de objetos presidenciais, onde estão expostos os presentes recebidos ao longo dos mandatos anteriores. A equipe da Ozanam TV apresentou um “tour online” da Sede Internacional, destacando o “Espaço Histórico Ozanam”.

“Ainda em fase experimental, a “vista online” da Sede Internacional, com destaque para o “Espaço Histórico Ozanam”, poderá ser visitado virtualmente por qualquer pessoa, em 3D, no site do Conselho Geral. Também foram apresentados vídeos sobre os fatos mais significativos ocorridos durante o mandato que se encerra.”, comenta o confrade Jean de Morais, 2º Vice-Presidente do Conselho Nacional do Brasil, que foi representar o país no evento. 

A sexta-feira também foi marcada por uma visita ao cemitério de Picpus, nos arredores de Paris, onde os membros da delegação se reuniram junto ao túmulo de Jules Gossin, o 2º Presidente-Geral da SSVP. A visita, culminou em uma homenagem musical em memória do dedicado confrade, conduzida pelo Padre Andrés Motto, CM, Assessor Espiritual do Conselho Geral Internacional.

Participantes do evento que estiveram durante a homenagem a Jules Gossin, no cemitério Picpus

No sábado, na Casa Mãe dos Padres da Congregação da Missão/Lazaristas, na Capela São Vicente de Paulo, aconteceu a posse oficial do 17º Presidente-Geral. Em um ato que simbolizou a sucessão e troca de comando, os Presidentes-Gerais Renato Lima de Oliveira, que estava de saída, e Juan, que iniciava sua jornada, dirigiram breves palavras aos presentes e à audiência da Ozanam TV.

O Confrade Juan Manuel Buergo Gomez apresentou sua Diretoria Executiva, com destaque para a presença de dois brasileiros: o Confrade Júlio César Marques de Lima, assumindo a posição de Vice-Presidente de Estrutura e Projetos Especiais, e a Consócia Juliana Rosa Silva, designada como Delegada Internacional de Juventude, Crianças e Adolescentes.

Alguns dos membros da nova diretoria de Juan

A Santa Missa que seguiu a cerimônia de posse foi celebrada pelo Padre Andrés Motto, CM, e concelebrada por eminentes presbíteros, incluindo Dom Andréa Francia, Vice-núncio da França, padre Gilles Morin, Provincial dos Religiosos de São Vicente de Paulo na França, Jean Declaux, assessor espiritual da SSVP na França, e Francisco Holgado, diácono espanhol.

Por fim, a delegação dos vicentinos da Espanha, acompanhados por membros brasileiros, assim como o 17º Presidente-Geral, visitaram o túmulo do Beato Antônio Frederico Ozanam e à Capela da Medalha Milagrosa, onde repousam os corpos de Santa Luísa de Marillac, Santa Catarina Labouré e o coração de São Vicente de Paulo.

“A posse do 17º Presidente-Geral da SSVP, Confrade Juan Manuel Buergo Gomez, representa um novo capítulo na história da Organização, prometendo continuar a tradição de serviço e dedicação aos necessitados em todo o mundo”, finaliza o confrade Jean. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY