Comemore o dia da Nossa Senhora da Conceição

0
688
Vicentinos celebram a Romaria ao Morro da Conceição, em Recife/PE; Evento aconteceu nessa manhã

Hoje, 8 de dezembro, a SSVP Brasil celebra não apenas o Dia da Família, mas também homenageia Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Região 6. Uma data especial que transcende a esfera vicentina, lembrando a importância da devoção mariana na vida dos vicentinos.

A Imaculada Conceição de Maria é uma festa litúrgica católica, fundamentada no dogma da Igreja que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência.

“Com raízes na Palestina, há dois mil anos, Nossa Senhora, filha de São Joaquim e Santa Ana, foi escolhida para ser a Mãe de Jesus Cristo. O dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854, destaca a plenitude da graça divina em Maria.”, explica a Vice-Presidente da Região 6, consócia Ana Paula Alves de Lima.

No Brasil, onde cerca de 533 paróquias são dedicadas à Virgem Imaculada, a devoção começou na Bahia e se espalhou pelo país. Nossa Senhora da Conceição foi protetora do Império Brasileiro, proclamada por D. Pedro I, antes de ceder lugar a Nossa Senhora de Aparecida.

Padroeira da Região 6 da SSVP

A devoção a Nossa Senhora da Conceição tornou-se marcante na Região 6 da SSVP, composta pelos Conselhos Metropolitanos de Maceió, Olinda/Recife e Bahia/Sergipe. “Tudo começou com a juventude vicentina, que sentiu a necessidade de escolher uma Nossa Senhora para cada região. A escolha da Conceição para a Região 6 baseou-se na histórica Romaria ao morro da Conceição em Recife, com 120 anos de tradição, e na presença marcante dessa devoção nas paróquias da região nordeste.”, conta a consócia Ana Paula. 

A Região 6 celebra a festa da Imaculada Conceição com entusiasmo e alegria. Cada Conselho Metropolitano é convidado a participar das festividades regulamentares no dia 8 de dezembro, com comemorações que se estendem desde novembro até o grande dia. A região se une em uma grande Romaria ao Morro da Conceição, em Recife/PE, consolidando a devoção e a alegria de celebrar Nossa Senhora da Conceição.

 “Falar em Nossa Senhora nos remete a um amor tão grande que chego a ficar sem palavras. Em minha vida, ela é sinônimo de presença diária em tudo que faço. Ela é o modelo de mulher, mãe, amiga e tantos outros exemplos. Quem tem Maria como mãe e amiga fiel nunca está desamparado.”, compartilha a Vice-Presidente da Região 6.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY