Coleta de Ozanam começa em setembro

0
5352

Durante a semana do dia 9 de setembro, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) realiza a Coleta de Ozanam, uma campanha de arrecadação de fundos que tem como objetivo apoiar as atividades da Organização no Brasil e no mundo. Esta iniciativa tradicional existe há 58 anos e no ano de 2022 arrecadou R$ 574.282,00.

A Coleta acontece desde 1965, quando ocorreu o I Encontro Nacional Vicentino no Rio de Janeiro. No encontro, o confrade Paulo Sawaia, de São Paulo, propôs a criação da Coleta Especial de Frederico Ozanam. “O confrade sugeriu à Plenária a criação da Coleta Especial, a ser realizada uma vez por ano, em benefícios do Conselho Superior, hoje Conselho Nacional do Brasil, objetivando proporcionar-lhe condições de não só imprimir e remeter os Boletins, como, também, ajudar financeiramente as Unidades Vicentinas mais carentes. A sugestão foi aprovada por unanimidade”, conta o confrade Eduardo Abreu Denúbila, 1º Tesoureiro do CNB. 

A escolha da data faz referência à  comemoração litúrgica do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam, determinada pelo Papa, que acontece no dia 9 de setembro. Nesse período, os vicentinos são convidados a participar ativamente da arrecadação de fundos em suas Conferências.

Como Funciona a Coleta?

Os tesoureiros de cada Unidade Vicentina ficam responsáveis por promover a participação de todos os membros da Conferência, registrar a coleta nos caixas e transferir os recursos para o Conselho Particular, que posteriormente os encaminha ao Conselho Nacional do Brasil. Os boletos bancários para o recolhimento das doações estão disponíveis no Sistema Gerencial do Conselho Nacional do Brasil. O valor mínimo para contribuição é de dez reais (R$10,00).

As doações têm como destino o Conselho Geral Internacional da SSVP, em acordo celebrado com o Conselho Nacional do Brasil. Esses recursos auxiliam nas atividades do órgão máximo da Confederação Internacional da SSVP, bem como o atendimentos às Conferências com necessidades financeiras em diferentes partes do mundo e em situações de emergência.

Segundo Eduardo, a Coleta de Ozanam é uma oportunidade de expressar gratidão e generosidade. “O resultado da Coleta é utilizado, dentre outras ações, para auxiliar vítimas de catástrofes naturais, guerras ou até mesmo para fundar Conferências e melhorar estruturas da SSVP no mundo. Como já afirmou nosso Presidente, Confrade Márcio José da Silva, a Coleta de Ozanam ‘é mais uma oportunidade de servirmos aos nossos Mestres e Senhores, os Pobres, do mundo todo, numa ação global, numa imensa rede de caridade que não vê fronteiras’”, comenta o confrade.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY