O Departamento Missionário foi criado pelo Conselho Nacional do Brasil para animar e fortalecer nossa instituição e, ainda, para levar o agradecimento aos confrades e consócias que um dia serviram ao Pobre por meio da SSVP.

Como cristãos missionários, somos servidores e mensageiros do Evangelho; e na condição de vicentinos, somos servidores e testemunhas do nosso carisma para aqueles que um dia o vivenciaram, e  também anunciadores para aqueles que  ainda não o conhecem.

Minha família e eu fomos assistidos pelas Conferências Vicentinas quando eu era criança. Recebemos várias visitas de confrades e consócias que nos levavam o sustento quando tanto precisávamos, pois estávamos passando fome. Fome de alimento para o nosso corpo e fome do amor de Deus. Eu, que vivi os dois lados (de assistido e vicentimo), sei como é valioso este trabalho.

Poder adentrar nas casas dos nossos ‘Mestres e Senhores’ não se explica. Só vivenciando mesmo para entender, pois é a maior prova de amor que podemos fazer uns pelos outros: doar a vida pelo irmão.

Fazendo hoje parte do Departamento Missionário, vivo a alegria de adentrar nas casas dos nossos confrades e consócias afastados. Lembro-me, dentre tantas visitas, de uma em especial. Quando, ao terminá-la, eu ouvi: “receber a visita tão ilustre do Conselho Nacional do Brasil na minha casa por meio de vocês que vieram de tão longe me faz rever as minhas atitudes e voltar aos trabalhos da Conferência onde fui um dos fundadores. Muito obrigado e levem o meu abraço e agradecimento ao CNB”.

Outro fato positivo, por meio das visitas missionárias, é conhecer a realidade das Unidades Vicentinas por onde passamos, suas dificuldades, suas lutas, mas sobretudo, a esperança, alegria e o compromisso de muitos em fazerem parte desta rede mundial de caridade. Como também aprendemos muito com vários exemplos de ações que são realizadas além da visita semanal ao assistido. Percebemos o acolhimento, o reconhecimento por parte da Igreja local e do poder público, e a credibilidade que tem a SSVP.

Já temos alguns Conselhos Metropolitanos que vêm investido neste trabalho. Receberam a formação para a missão e estão repassando-a aos Centrais e, estes por conseguinte, aos Conselhos Particulares, obtendo frutos de retorno ou recrutamento.

Fica a certeza de que o Departamento Missionário vem a cada dia fortalecendo mais e mais a nossa querida SSVP, fazendo sua divulgação e levando-nos a viver a prática que mais nos aproxima de tudo que Cristo nos pede: “Ide pelo mundo e evangelizai”.

Confrade José Heitor de Amorim

Membro do Departamento Missionário do CNB

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY