Vicentinos dão show de festas juninas

0
1199

Junho é o mês mais festivo do ano! A temporada é marcada pelas tradicionais festas juninas, que celebram os Santos Antônio (13), João (24), Pedro e Paulo (29). As festas demonstram a diversidade cultural do Brasil e remontam ao período colonial do país. Normalmente, as celebrações começam na véspera do Dia de Santo Antônio, 12 de junho, passam pelo Dia de São João, celebrado hoje, e vão até o dia 29 de junho, Dia de São Pedro e São Paulo.

Além disso, as celebrações carregam um pouco da simbologia de cada Santo. Santo Antônio é conhecido como “casamenteiro”; São Paulo representa o arrependimento e a conversão; São Pedro carrega a simbologia do Sertão e São João é popularmente celebrado nas festas nordestinas. 

Dentro da SSVP Brasil essa história não é diferente. Nas sete regiões vicentinas acontecem celebrações ao longo de todo o mês, que se estendem até julho. Conheça algumas das festas.

Festa de São João Batista

A celebração acontece na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Limeira/SP. Começou no dia 3 de junho e vai até o domingo, 25. “Todas as pastorais são convidadas a ajudar, mas, como as paróquias e pastorais são bem envelhecidas, a Conferência Imaculada Conceição este ano assumiu três barracas. Vicentinos de outras unidades ajudaram com as vendas de batata frita, polenta, batata recheada, canjica e cuscuz. A festa é celebrada há mais de 50 anos e todo valor é destinado à paróquia”, conta a Vice-Presidente para a Região 4, Luciana Moreira, que faz parte da Conferência. 

No Conselho Central Norte, de São Paulo/SP, os vicentinos se envolvem ativamente na organização de diversas festas juninas. No começo de junho, a Conferência Santa Margarida Maria Alacoque, vinculada ao Conselho Participar de Santana/SP, e a Conferência Santo Antônio dos Bancários, vinculada ao Conselho Particular de Mandaqui/SP, também compartilharam as festividades que fizeram parte. 

Festa Junina Vicentina

Na área do Conselho Central de Taubaté/SP, acontece até hoje, 24, a Festa Junina Vicentina, que, neste ano, caiu no Dia de São João. A celebração tem como objetivo unir a comunidade e divulgar os trabalhos vicentinos. “A Festa tem barracas com comidas típicas e bingo beneficente. Ela começou em 2019, infelizmente em 2020 foi adiada por conta da pandemia e retornamos em 2021, com o drive thru, para que as famílias pudessem retirar os pedidos no local. Contudo, em 2022, recebemos de 150 a 200 pessoas e, neste ano, esperamos ver cerca de 250 pessoas na nossa celebração”, conta o confrade Jorge Clementino de Jesus Corrêa, presidente do Conselho Central de Taubaté/SP.

Arraiá dos Vicentinos no Jardim Paulista

Uma das festas juninas mais tradicionais da região de São José dos Campos/SP é o Arraia dos Vicentinos do Jardim Paulista. São dez noites de festa, começando no dia 3 de junho e terminando amanhã, no dia 25. A festa conta com cantores regionais, dança de quadrilha jovem, quadrilha da 3ª idade e apresentação teatral do Casamento Caipira.

A celebração é realizada desde 1970 e o recorde é de 2300 pessoas em uma noite. Neste ano, com as 10 noites de festa, a expectativa dos organizadores é receber, aproximadamente, 15 mil pessoas. “É uma festa familiar, um momento de confraternização entre os membros e também de reencontrar amigos vicentinos afastados que gostam de trabalhar na festa. A celebração valoriza os artistas regionais na música, na cultura e as comidas típicas”, fala o presidente do Conselho Particular de São Judas Tadeu, Joaquim Inocêncio Coelho. 

Arraiá do Vicentão

Realizado há 16 anos em Pindamonhangaba/SP, o Arraiá do Vicentão foi criado para auxiliar nos trabalhos de uma Conferência que estava sendo desativada, mas acabou virando uma tradição no Conselho Particular de São Sebastião/SP. As celebrações acontecem do dia 1 a 2 de julho, com bingo, shows, comidas típicas, brincadeiras e a tradicional quadrilha. 

Este ano a festa realiza a sua 16ª edição e os organizadores esperam receber cerca de 200 pessoas por dia. “Ficamos dois anos sem festa, por causa da pandemia, e voltamos ano passado super animados, com a participação e união de todos os vicentinos do Conselho Central de Pindamonhangaba/SP”, conta a consócia Juliana Rosa Silva, presidente do Conselho Central de Pindamonhangaba.

A unidade vicentina atende cerca de 300 famílias assistidas em diversos bairros de Pindamonhangaba/SP, levando cesta básica, remédios e outros itens. “A Festa será realizada no Recinto São Vitor e o bingo será em prol da nossa Obra Unida, o Lar São Vicente de Paulo. As barracas típicas trazem diversas delícias, como o tradicional bolinho caipira e o ‘franqueijo’, que é um dos pratos mais procurados. Contamos com a participação da população, para um final de semana divertido e com um grande ato de ajudar ao próximo!”, finaliza a consócia. 

Festa de Santo Antônio

Por fim, indo para o nordeste, na cidade de União dos Palmares/AL, a tradição junina é muito forte na região, onde a Casa do Idoso Santo Antônio, umas das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas vinculadas à SSVP Brasil, realiza anualmente festividades em homenagem ao Santo. A programação acontece no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, com a benção dos pães, ornamentação da charola, que carrega a imagem do Santo, Festa de Santo Antônio, seguida pela Procissão, que sai da Casa do Idoso em direção à Igreja Matriz, fechando o dia com a Santa Missa. “A igreja realiza a procissão a anos, usando as dependências do Lar como referência para a montagem da charola. A multidão faz questão de parar na porta da Casa para que os idosos possam fazer reverência ao Santo”, comenta a responsável pela Casa do Idoso Santo Antônio, Ana Paula Moura. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY