Celebre o Dia de Nossa Senhora de Fátima

0
794

Neste sábado, dia 13, é celebrado o Dia da Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Região 1, e o confrade Carlos Wagner Guedes, Coordenador da Ecafo da Região 1, conta um pouco sobre a história da Santa e sua relação com as cidades pertencentes à localidade.

Nossa Senhora de Fátima é uma referência à Aparição de Maria, mãe de Jesus, na cidade portuguesa de Fátima há mais de 106 anos. Nessa Aparição, ocorrida em 13 de julho de 1917, Maria revelou segredos e mensagens a três crianças portuguesas que testemunharam o evento. O grande feito ficou conhecido como “O Segredo de Fátima”. O conteúdo dessa mensagem permaneceu em segredo por muitos anos, alimentando mistério e curiosidade.

O “Segredo de Fátima” foi dividido em três partes. As duas primeiras partes foram reveladas em agosto de 1941, através de um livro escrito pela Irmã Lúcia, uma das crianças que presenciou as aparições. A primeira parte trata da visão do Inferno, enquanto a segunda parte revela a devoção ao Imaculado Coração de Maria, com uma referência específica à conversão da Rússia como um meio de evitar uma nova guerra ainda mais devastadora do que a Primeira Guerra Mundial. A terceira parte foi escrita pela Irmã Lúcia em 1944, mas só foi revelada em 13 de maio de 2000, durante as cerimônias de beatificação de Francisco e Jacinta Marto, as irmãos que estavam com Lúcia durante a aparição. Essa terceira parte descreve a perseguição sofrida pela Igreja e é considerada uma visão profética, abordando a luta do comunismo ateu contra a Igreja e os cristãos, bem como o sofrimento das vítimas da fé no século XX.

Nossa Senhora de Fátima foi atribuída à Região 1 quando o Conselho Nacional do Brasil (CNB) criou as regiões eclesiásticas, por volta dos anos 90 do século passado. Com grande influência da Comissão de Jovens Nacional, decidiu-se que cada região teria uma imagem de Nossa Senhora representativa. Assim, para a Região 1 foi escolhida a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Na Região 1, que abrange os Conselhos Metropolitanos de Formiga/MG, Divinópolis/MG, Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Diamantina/MG e Montes Claros/MG, são realizadas festas e encontros vicentinos em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Essas celebrações são momentos de devoção e reflexão para os fiéis que desejam honrar a santa e receber suas bênçãos.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY