TRE-PR e Lar São Vicente de Paulo promovem a cidadania com seção eleitoral inédita em Londrina/PR

0
710
Parceria pioneira permite que os idosos votem no próprio lar, fortalecendo a inclusão e a autonomia dos moradores

Em outubro de 2023, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) firmou uma parceria inédita com o Lar São Vicente de Paulo, de Londrina, para instalar uma seção eleitoral na instituição, um projeto que nasceu do Programa Cidadania Plena. A ação pioneira inovou nas eleições municipais de 2024 e marcou um importante passo rumo à promoção da cidadania entre os residentes de lares de idosos, permitindo que eles exerçam o seu direito ao voto de forma acessível e inclusiva.

:: SSVP faz parceria inédita com Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e lar terá seção eleitoral

O Programa Cidadania Plena permite a instalação de seções eleitorais em organizações sociais, um avanço que possibilita o envolvimento direto dos internos nas decisões democráticas. Para o Presidente do Conselho Central (CC) de Londrina, Elton José de Souza Costa, que atuou na aplicação do programa no Lar São Vicente de Paulo, em Londrina/PR, o programa representa uma nova era de autonomia para os idosos. “Com a abertura da zona eleitoral aqui no Lar, os idosos se sentiram com mais autonomia, pois poderiam ir sozinhos, e no horário que quisessem. Antes, eles dependiam de transporte e apoio de familiares ou funcionários para votar”, afirma Elton.

Preparação para um marco na cidadania

O processo de adaptação do lar para se tornar uma zona eleitoral foi cuidadoso e incluiu diversas etapas. Segundo Elton, os preparativos vieram com visitas técnicas do Cartório Eleitoral de Londrina, seguidas pela presença do Desembargador Coimbra de Moura, do TRE-PR, que esclareceu detalhes e garantiu o suporte necessário. A assinatura do Termo de Adesão ao programa conta com a participação de representantes do TRE, do Conselho Metropolitano (CM) de Cambé, e do Conselho Nacional do Brasil (CNB) da SSVP.

“Para permitir que os idosos votassem no próprio lar, o assistente social da instituição realizou digitalmente a transferência dos locais de votação de cada idoso, evitando deslocamento e permitindo que eles votassem com maior tranquilidade e segurança”, explica Elton. No primeiro turno, nove idosos participaram do processo de votação, todos conscientes e com seus títulos regulares.

Uma experiência acolhedora e marcante

A resposta dos moradores foi entusiasmada. “Os idosos gostaram bastante, pois não dependeriam de transporte ou familiares para levá-los para votar”, compartilha Elton. A presença da zona eleitoral no lar também trouxe novos laços para a comunidade, ampliando o contato com familiares, visitantes e até mesmo com os vizinhos da região. “A região onde o lar está localizado é muito populosa. Com a vinda dessas pessoas, a instituição ganhou visibilidade e reforçou seu papel na comunidade local”, comentou o confrade.

Marcio José da Silva, Presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), destacou a importância dessa iniciativa para a qualidade de vida dos internos. “A Sociedade de São Vicente de Paulo se preocupa com a qualidade de vida dos nossos internos, e isso significa também se preocupar com a cidadania deles. Muitos já passaram da idade do voto obrigatório, mas fazem questão de participar das eleições, e com esse projeto não só eles, mas os familiares, os colaboradores e os visitantes podem participar”, ressalta.

Benefícios para o futuro e expansão da iniciativa

A experiência do Lar São Vicente de Paulo foi um sucesso e serviu como modelo para futuras iniciativas de cidadania e inclusão social em lares de idosos. Elton aponta que a ação deverá ser repetida nas próximas eleições e que há espaço para expandir o projeto para outras unidades de acolhimento da SSVP no Paraná e no Brasil. “Hoje temos 64 lares no Paraná, e, tendo uma necessidade, o TRE sabe que pode procurar uma SSVP, pois estamos de portas abertas para ampliar esse projeto”.

Além de possibilitar o voto, a SSVP de Londrina considera outras iniciativas de cidadania para continuar ampliando a autonomia e o sentimento de pertencimento social entre os idosos. Elton revela: “Estamos abertos ao diálogo para novos projetos que promovam ainda mais o exercício da cidadania dos nossos residentes”.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY