“Simbora, meu povo!”: Departamento Missionário e Comissão Nacional de Jovens anunciam a Missão Vicentina Jovem 2024

0
2211

Os jovens vicentinos estão prontos para mais uma jornada de missão e transformação. O Departamento Missionário do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e a Comissão Nacional de Jovens uniram forças mais uma vez para a realização da Missão Vicentina Jovem 2024. Intitulada “Simbora, meu povo!”, a missão será em Paulo Afonso/BA, no Conselho Central de Paulo Afonso, entre os dias 19 e 27 de janeiro de 2024.

A cidade foi escolhida como cenário para essa missão devido à sua relevância histórica e à sua localização estratégica.  O Conselho Central de Paulo Afonso, que teve início em 1966, desempenha um papel vital na promoção do trabalho da SSVP na área, mas enfrenta desafios de renovação e falta de jovens vicentinos engajados. A missão visa resgatar, animar e recrutar novos membros para fortalecer a ação da SSVP na região.

“Às margens do Rio São Francisco e situada no sertão nordestino, Paulo Afonso faz divisa com três estados: Sergipe, Pernambuco e Alagoas. A cidade é testemunha do envelhecimento da Sociedade de São Vicente de Paulo nessa região e necessita de uma intervenção para revigorar e reacender o carisma vicentino”, conta a consócia Renata Santos, membro do Departamento Missionário do CNB.

Com o tema “Simbora, meu povo”, a Missão seguirá os moldes do sucesso da iniciativa realizada em Ouro Preto/MG, em 2022. Cada Conselho Metropolitano será convidado a enviar um jovem entre 18 e 35 anos, seja um coordenador, membro da Comissão de Jovens do Metropolitano ou uma liderança jovem com perfil missionário. A ênfase está na participação integral durante todos os dias da missão para uma experiência completa e enriquecedora. As inscrições estão abertas e vão até o dia 8 de dezembro de 2023. Acesse o formulário de inscrição

Segundo Renata Santos, a equipe espera jovens do Brasil inteiro nessa Missão. “O importante é que todos os Conselhos Metropolitanos enviem representantes, para todos os sotaques estarem juntos em Paulo Afonso, às margens do São Francisco”.

A Missão Jovem de 2024 busca atingir diversos objetivos. A partir do sucesso da Missão Ouro Preto/MG, o intuito é inspirar e capacitar jovens vicentinos a se tornarem líderes missionários, espalhando a missão por todo o Brasil. O contexto estratégico de Paulo Afonso, no sertão nordestino, é visto como uma oportunidade de concentrar esforços na região carente de missão e recursos.

“Como vicentino de Paulo Afonso, posso falar da localidade. É uma cidade do interior da Bahia, uma ilha no rio São Francisco, conhecida nacionalmente por suas belezas naturais e pela geração de energia elétrica a partir das usinas hidrelétricas. Com a criação da primeira conferência, em 1966, foram sendo desenvolvidos muitos trabalhos de caridade e promoção da justiça social, com apoio da igreja, de bispos, padres e religiosos da época. Porém, o envelhecimento acabou por limitar os trabalhos, desativando conferências, fechando obra, e desta forma a localidade na situação atual precisa de novo ânimo, os vicentinos ainda ativos precisam de força para continuar a missão. Diante disso, a Comissão Nacional de Jovens juntamente com o Departamento Missionário, atentos como uma verdadeira família que é a SSVP, não poderia fechar os olhos, enquanto irmãos passam por alguma dificuldade. Decidimos mover esforços e realizar uma missão jovem na área, que possibilitará a fortificação do trabalho já existente e ampliação da SSVP na localidade.”, fala o confrade Geyson Tôrres de Lima, Coordenador Nacional da Juventude e cidadão de Paulo Afonso/BA. 

A missão será um catalisador para revitalizar o Conselho Central de Paulo Afonso, trabalhando com lideranças locais e revitalizando o espírito vicentino na área. Além disso, é esperado que a participação dos jovens nessa missão leve ao surgimento de novas lideranças missionárias e à disseminação do carisma vicentino por todo o país.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY