Jornada Mundial das Crianças: Famílias Vicentinas Brasileiras se Preparam para o Evento em Roma

0
142
CCA organizou um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os participantes brasileiros

No próximo dia 25 e 26 de maio, em Roma, Itália, acontece a primeira Jornada Mundial das Crianças, com o tema “Eis que faço novas todas as coisas”. O evento, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação em Roma, tem como objetivo centralizar as atenções no futuro das crianças, buscando um mundo mais acolhedor e justo para elas.

Famílias Vicentinas Brasileiras Preparam-se para Participar

No Brasil, a Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) está orientando e mobilizando famílias vicentinas para participarem desse evento histórico. Até o momento, 15 vicentinos, representando seis famílias, já estão confirmados para a jornada. A CCA organizou um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação entre os participantes brasileiros, garantindo que todos estejam bem informados e preparados para a viagem. O grupo está aberto para novos membros interessados em participar da jornada. Para entrar, basta acessar o link.

A jovem vicentina, Bruna Bastos Bernardi, da CCA de São Comes e Damião, do Conselho Metropolitano de São Carlos, está animada em fazer parte desse evento. “Esse mês, eu vou ter o privilégio de participar da primeira Jornada Mundial das Crianças lá em Roma, e eu estou muito (muito mesmo) ansiosa para participar desse evento. Espero que a Jornada Mundial das Crianças seja muito incrível, divertida, emocionante e, principalmente, inesquecível. Acredito que esse evento seja mil vezes melhor do que eu imagino. Lá posso conhecer pessoas novas, viver novas experiências e, sem dúvidas, quando eu voltar para o Brasil, vou ter lembranças incríveis que vou levar comigo para o resto da minha vida.”, comenta com alegria a pequena vicentina.

Jornada Mundial das Crianças em Roma

A Jornada Mundial das Crianças terá sua abertura no Estádio Olímpico de Roma, com a presença de mais de mil crianças do Piccolo Coro dell’Antoniano e dos Cori della Galassia dell’Antoniano, dirigidos por Sabrina Simoni. Durante o evento, será apresentado o hino da Jornada, “A novidade do mundo”, escrito pelo padre Marco Frisina.

O padre Enzo Fortunato e Aldo Cagnoli, coordenador e vice-coordenador da GMB (Giornata Mondiale dei Bambini, que na tradução é Dia Mundial das Crianças), destacam que a escolha de abrir a primeira Jornada no Estádio Olímpico é ressaltar o papel do esporte na formação das crianças, promovendo valores como respeito, lealdade e colaboração. Eles enfatizam que as crianças são o futuro e a promessa de um mundo melhor.

Para o padre Marco Frisina, autor do hino da Jornada, as crianças são a esperança e a alegria do mundo. Ele destaca que os pequenos são os protagonistas do futuro e que os adultos devem dialogar com elas para construir um mundo novo e mais feliz para todos.

A Coordenadora Nacional das CCA’s, Maria Aparecida Peteck, também ressalta a importância da iniciativa para os pequenos. “Nossas crianças não estão recebendo a atenção da família e nem da sociedade como deveriam, seus direito então sendo violados a todo momento. Elas passam muito tempo no celular, com jogos e com conteúdo inapropriado para sua idade. E o desenvolvimento fica prejudicado. Percebemos também que hoje está faltando Deus na vida familiar e uma família sem Deus perde os valores e o ambiente familiar fica desestruturado.  É hora de colocar as crianças no centro e dar condições para que elas cresçam com dignidade na vida familiar e social.”, comenta a consócia.

Programação do evento

Estima-se que mais de 100 mil crianças de mais de 100 países participarão da Jornada Mundial das Crianças. A abertura, do dia 25 de maio, acontece no Estádio Olímpico de Roma e, o Foro Italico acontece na Vila das Crianças. No segundo dia, a programação ocorrerá na Praça São Pedro e na Via della Conciliazione.

Para saber mais sobre a Jornada Mundial das Crianças, acesse o site: https://www.worldchildrenday.org/ 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY