Diretoria do Conselho Geral promove a primeira reunião de 2021

0
2545

No próximo dia 20 de fevereiro, ao meio-dia (horário de Paris), o Conselho Geral promoverá a primeira reunião deste ano da diretoria internacional. Diante da pandemia que continua afetando a humanidade e impedindo os deslocamentos aéreos, a reunião será novamente online, por meio de plataformas digitais.

Além dos diretores, foi convidado para participar da reunião o padre Giuseppe Guerra (postulador), com a finalidade de relatar os fatos novos relacionados à canonização do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam. Vale registrar que esta reunião será a primeira na qual três novos Vice-presidentes Internacionais, convidados recentemente pelo Presidente-geral, estarão debutando em suas funções: confrade Ralph Middlecamp (Estados Unidos), confrade Antonio Gianfico (Itália) e confrade Juan Manuel Buergo (Espanha).

A leitura espiritual será coordenada pelo padre Andrés Motto, CM, assessor espiritual do Conselho Geral, que fará uma reflexão sobre a Carta-Circular deste ano. A ata da reunião anterior, de 6 de dezembro, será posta em apreciação e aprovação pela consócia Marie-Françoise, Secretária-Geral. As finanças do Conselho Geral serão apresentadas pelo confrade Larry Tuomey, Tesoureiro-Geral. 

A agenda está repleta de assuntos que serão apreciados pela diretoria, como, por exemplo, a prorrogação de mandatos de vários Conselhos Nacionais que já protocolaram pedidos ao Conselho Geral; lançamento de cartilhas e novos livros de formação vicentina; as iniciativas da Família Vicentina pelo mundo; detalhes sobre o “Ano de Jules Devaux”; a atualização do planejamento estratégico internacional; a revisão dos Termos de Referência de cada função dentro do Conselho Geral; avaliação sobre o adiamento dos próximos eventos internacionais diante da pandemia; estágio atual do “Espaço Histórico Ozanam” (que será inaugurado na sede geral); possibilidade de novos acordos de cooperação internacional com parceiros estratégicos; Encontro Online dos Vice-presidentes Territoriais (25 de abril); situação das comissões de trabalho (logomarca e estatutos); comunicação; entre outros itens.

Outro tema que será foco dos debates é, obviamente, a crise sanitária mundial da Covid-19, uma vez que a pandemia vem, além das lamentáveis mortes, causando imensos danos à economia com o consequente aumento da pobreza e da desigualdade social, exigindo que a SSVP tenha respostas mais imediatas para servir ao pobre com mais eficiência. 

“Já estamos com saudades das reuniões presenciais da nossa diretoria internacional. Há um ano, temos realizado apenas reuniões virtuais. A pandemia impactou demasiadamente as atividades do Conselho Geral, suspendendo as viagens da Estrutura e do Presidente-geral aos países, paralisando as ações de expansão da SSVP em novos territórios e comprometendo o desenvolvimento de diversos projetos. Mas, com a graça de Deus, venceremos essa batalha. Pedimos que todos os confrades e consócias rezem uma Ave-Maria pelo êxito dessa reunião da diretoria”, destacou o confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral.

Com informações da SSVP Global: www.ssvpglobal.org

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY