SSVP participou de painel sobre pessoas em situação de rua em evento nas Nações Unidas

0
2052

Os convidados partilharam ideias e projetos para reduzir a pobreza e o número pessoas sem situação de rua pelo mundo

No último dia 9 de fevereiro, o 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Renato Lima de Oliveira, participou do painel “Como os meios de comunicação podem ajudar a reduzir o número de sem-teto no mundo?”, juntamente com outros especialistas no assunto. O número de interessados que assistiram ao debate, realizado online pela plataforma Zoom, chegou a mais de 120 pessoas. 

A iniciativa do evento partiu da Família Vicentina, cujos ramos atuam juntos nas Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA). A webinar é considerada um “evento paralelo” à 59ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social das Nações Unidas, que estava sendo realizada naquela semana. Esse tipo de “evento lateral”, organizado pela sociedade civil, é muito comum nas Nações Unidas durante a promoção de sessões e seminários oficiais.

A irmã Teresa Kotturan, da Federação das Irmãs da Caridade, atuou como moderadora do evento. Ela elogiou os painelistas que trouxeram informações relevantes sobre como empregar as tecnologias digitais no sentido de oferecer mais serviços e recursos para a redução do número de sem-abrigo pelo mundo, especialmente agora, durante a crise sanitária que ampliou as desigualdades. O discurso dela está disponível ao final deste texto.

O Presidente-geral iniciou a palestra destacando que falava não somente em nome da SSVP, mas, sobretudo, em nome da Família Vicentina, responsável pela criação da Famvin Homeless Alliance (FHA) e da Campanha 13 Casas, que vêm alcançando excelentes resultados até agora. Renato enfatizou que, desde a fundação da SSVP, as Conferências atuam para reduzir a pobreza e dar moradia digna às pessoas mais necessitadas. Ele citou exemplos de iniciativas concretas da SSVP junto aos sem-teto em quatro lugares: Estados Unidos, Brasil, Canadá e Nepal. O presidente Renato enfatizou que a exclusão digital é um das formas de pobreza social mais nefastas.

Os outros painelistas também contribuíram na discussão sobre o tema. Bill Soward (Shelter Tech) defendeu que a conectividade é um direito básico fundamental do ser humano, divulgando um projeto de wi-fi gratuito em abrigos de sem-teto nos Estado Unidos. Maheshwari Balan (Dom Bosco Forum) ressaltou a importância da tecnologia para tirar as crianças e os jovens das ruas, que vivem em grave risco social. 

Lydia Stazen (Institute of Global Homelessness) discorreu sobre a importância de se falar institucionalmente sobre os sem-teto nos fóruns internacionais e governamentais, além de apresentar estatísticas recentes sobre o assunto. Por fim, Rajarshi Sircar (Loreto Rainbow Homes) enfatizou outros problemas relacionados aos sem-teto, como a depressão e as drogas, constituindo um desafio adicional às entidades sociais que lutam contra essa triste situação.

  • Clique aqui para ver a palestra do confrade Renato Lima, em formato PDF (em língua inglesa)
  • Clique aqui para assistir a participação do confrade Renato Lima.
  • Clique aqui para ler o discurso de abertura da irmã Teresa Kotturan, mediadora do evento, em inglês.

Com informações da SSVP Global: www.ssvpglobal.org

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY