A data celebra o líder supremo da Igreja Católica e tem um significado profundo para os fiéis, pois destaca a importância do papel do Papa como guia espiritual e representante de São Pedro na Terra.
:: Papa Francisco: “Acredite no amor, no poder do serviço, na força da gratuidade”
Para reverenciar o pontífice, a SSVP Brasil reuniu algumas declarações do Papa Francisco sobre a SSVP e o apelo a ajuda e promoção dos Pobres. Venha conferir:
“Os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles.”
-Papa Francisco, 13 de junho de 2023, Dia Mundial dos Pobres.
“São Vicente gerou um impulso de caridade que dura nos séculos. Por isso, hoje, quero encorajá-los a prosseguirem este caminho, nas pegadas do seu fundador, propondo-lhes três simples verbos, que acho importantes para o espírito vicentino, mas também para a vida cristã, em geral: adorar, acolher, ir.”
“Quando se pensa nesta multidão imensa de pobres, a mensagem do Evangelho resulta clara: não enterremos os bens do Senhor! Ponhamos em circulação a caridade, partilhemos o nosso pão, multipliquemos o amor! A pobreza é um escândalo.”
-Papa Francisco, 19 de novembro de 2023, Homilia para o VII Dia Mundial dos Pobres.
“Os pobres têm muito para nos ensinar. Além de participar do sensus fidei, nas suas próprias dores conheça Cristo sofredor. É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles. A nova evangelização é um convite a considerar a força salvífica de suas vidas, e colocá-los no centro do caminho da Igreja.”
-Papa Francisco, 14 de novembro de 2021, 5º Dia Mundial da Paz.
“Que o exemplo de caridade dado por são vicente de paulo leve todos vós a um serviço alegre e desinteressado aos mais necessitados, e vos abra ao dever de hospitalidade e ao dom da vida.”
“Jesus precisa de vocês para salvar o mundo, ele veio por nós pobres, os pequenos, os doentes, os feridos da vida, os amargurados, para nos encher com seu amor. Se nos reconhecemos como pobres, reconhecemos uma carência, então Deus pode cobrir essa carência.”
-Papa Francisco, 14 de novembro de 2021, 5º Dia Mundial da Paz.
“Impõe-se, pois, uma abordagem diferente da pobreza. É um desafio que os governos e as instituições mundiais precisam de perfilar, com um modelo social clarividente, capaz de enfrentar as novas formas de pobreza que invadem o mundo e marcarão de maneira decisiva as próximas décadas. Se os pobres são colocados à margem, como se fossem os culpados da sua condição, então o próprio conceito de democracia é posto em crise e fracassa toda e qualquer política social. Com grande humildade, temos de confessar que muitas vezes não passamos de incompetentes a respeito dos pobres: fala-se deles em abstrato, fica-se pelas estatísticas e pensa-se sensibilizar com qualquer documentário. Ao contrário, a pobreza deveria incitar a uma projetação criativa, que permita fazer aumentar a liberdade efetiva de conseguir realizar a existência com as capacidades próprias de cada pessoa.”
-Papa Francisco, 13 de junho de 2021, V Dia Mundial dos Pobres.