CNB lança Projeto Banho Solidário Vicentino 2024

0
2574

O Conselho Nacional do Brasil (CNB) lançou nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o edital e as inscrições para o Projeto “Banho Solidário Vicentino” edição de 2024 (ssvpbrasil.org.br/banho-solidario). O projeto, que leva o banho a pessoas em situação de rua, pode ser apresentado em duas modalidades: construção de um trailler ou um espaço físico. Um projeto será selecionado, com investimento no valor de R$ 250 mil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por e-mail [email protected] até às 23h59min do dia 8 de abril.

“O Projeto Banho Solidário nasceu no CNB, depois da constatação de que era preciso fazer mais pelos nossos irmãos em situação de rua e do exemplo vindo de Juiz de Fora, onde o os vicentinos, atendendo a um pedido de uma moradora em situação de rua por um lugar digno para tomar banho, construíram o trailer do Banho Solidário. O banho resgata a autoestima, a dignidade e a inserção das pessoas à convivência na sociedade, acreditamos que a partir do banho somos capazes de ajudar a transformar a vida dos nossos irmãos que vivem em situação de rua, pois através do atendimento para o banho tem uma escuta fraterna para conhecer suas necessidades”, conta a Vice-presidente do CNB, consócia Elisabete Maria de Castro, a Bete.

Além do edital, o CNB disponibiliza também, o formulário de inscrição, o modelo de relatório de execução do projeto e  o Guia “Como fazer também” elaborado pelo Conselho Central Santo Antônio . “É importante que as Unidades Vicentinas que desejam implantar o projeto avaliem e apresentem alguns pontos, como o diagnóstico da demanda da localidade em que o projeto será implantado;  os recursos humanos (vicentinos) para executar o projeto de forma contínua e a sustentabilidade do projeto”, frisa Bete.

Desde que o CNB lançou o Banho Solidário Vicentino, três projetos foram contemplados: em 2022, o projeto “Amor em forma de banho”, do Conselho Central de Ipatinga (CM Governador Valadares), e em 2023, foram dois projetos o “Banheiro Vicentino”, do Conselho Central de Suzano (CM São Paulo) e o “Banho Solidário da Saúde” , do Conselho Central Divino Espírito Santo (CM Brasília). No ano passado, foram escolhidos dois projetos, pois o investimento em ambos estava dentro do orçamento disponibilizado pelo CNB.

“O Conselho Nacional do Brasil há tempos vem entendendo cada vez mais que dar a cesta básica é importante, mas não é mais o suficiente. É preciso entendermos todos os tipos de pobreza que nos cercam hoje para atender melhor nossos Mestres e Senhores. Se nenhuma forma de caridade é estranha à SSVP, é preciso olhar para as pessoas de situação de rua, entender suas necessidades e chegar a elas para lhes proporcionar não só o alimento e a roupa, mas mais dignidade e condições efetivas de mudança de vida. O banho é um primeiro passo. Algo que é tão trivial para nós, é de extrema dificuldade para essas pessoas”, finaliza Bete.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY