12 versículos bíblicos para 2024

0
3642

Para começar o ano com o pé direito, a SSVP Brasil pediu ao Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), Padre Emanoel Bedê, 12 versículos bíblicos para serem  refletidos a  cada mês de 2024.

Confira as passagens selecionadas e as reflexões mensais do Assessor Espiritual para cada mês:

Janeiro: Jesus veio nos guiar

“Nós vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2,3).

Seja a estrela de Jesus a guiar os sonhos, os projetos e os caminhos, e não nos perderemos nas noites escuras das dúvidas e da solidão.

Fevereiro: Espírito quaresmal

“Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

A consciência de condição humana não deve convencer o fiel de que a caminhada para o coração de Deus é difícil, mas incutir a certeza de que a misericórdia Dele é maior do que os pecados.

Março: S. José, esposo de Maria

“José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa” (Mt 1,20).

São José, pai adotivo de Jesus, não é de falar muito, mas seus preciosos gestos conduzem os fiéis a entenderem a ternura com que é necessário cuidar da vida, como ele cuidou de Maria e do menino Jesus.

Abril: Páscoa do Senhor

“Ele não está aqui, ressuscitou” (Lc 24,6).

A vida não admite atalhos. Estes são traiçoeiros e nos iludem. Só se chega à vida quem está disposto a viver, a se arriscar e  a se machucar. Só se chega ao dia quem aceita passar pela noite e só ressuscita quem está disposto a morrer. Que não falte fé nessa aposta!

Maio: mês mariano

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,38).

Maria é uma daquelas pessoas que de tão simples e corajosa atrai todos para sua imitação. Tornou-se morada de Deus e tabernáculo do Espírito Santo revivicado. Que seu testemunho inspire todos a aprenderem a renovar o “SIM” voluntarioso dela para a vida e para nossa salvação.

Junho: Sagrado Coração de Jesus

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).

Seria tão bom se não tivéssemos medo de ser amado por Deus. Jesus ensina a nos afogarmos em seu amor e a encharcar nossa vida de sua mansidão e ternura.

Julho: mês do preciosíssimo sangue de Jesus

“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Fazer da comunhão eucarística a verdadeira e autêntica renovação da vocação para o serviço e colaboração no projeto de Deus, como discípulos da misericórdia inspirados no seu sangue derramado na Cruz para nos resgatar dos pecados e de nossas prisões.

Agosto: Viver plenamente a vocação

“Deixaram tudo e seguiram Jesus!” (Lc 5,11).

Somos todos vocacionados, ou seja, chamados para viver, sonhar, construir, etc. Seja tão generosa nossa resposta para o Senhor como é seu amor para com cada um de nós.

Setembro: mês vicentino

“O Senhor me enviou para evangelizar os pobres” (Lc 4,18).

Na herança vicentina, descobrimos que só depois do encontro com Deus nos Pobres desse mundo foi que São Vicente de Paulo ressignificou e mudou sua vida, para se tornar o “gênio da caridade”. Ele é um grande santo e inspirador das ações em favor dos mais Pobres e hoje seus sonhos e os de Ozanam ressuscitam e se mantêm vivos pelo testemunho e em nossas vidas.

Outubro

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente, dois a dois” (Lc 10,1).

Não deixemos que Deus faça tudo! Tornemo-nos seus discípulos para fazer de nossa vida um anúncio verdadeiro de seu reinado. Sejamos missionários do amor de Jesus e anunciadores de seu reino.

Novembro: Dia dos Pobres

“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lc 6,20).

Nos ensinamentos vicentinos, os Pobres constituem o lugar, por excelência, onde Deus se manifesta e onde encontramos o Deus anunciado por Jesus, ou seja, para Sao Vicente, Jesus é o evangelizador dos Pobres e o missionário do Pai.

Dezembro

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14).

Cada família e cada coração humano é convidado a tornar-se um presépio onde o Menino Deus nascerá, onde Ele fará morada para transformar nossas vidas e renovar o mundo, renovar as esperanças para sermos capazes de renovar os propósitos e sonhos de recriar o mundo e vida.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY