SSVP: 191 anos servindo na esperança

0
640

Hoje a nossa amada Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) comemora seus 191 anos de atividades. Quase dois centenários de serviços dedicados aos Pobres do mundo inteiro, num trabalho que se iniciou do sonho de sete amigos!

Atualmente somos uma enorme REDE DE CARIDADE espalhada pelos quatro cantos do mundo, enxergando o próprio Cristo na imagem dos Pobres e fazendo de tudo para quebrar o ciclo da pobreza e devolver a dignidade a quem precisa.

Para marcar a data, o 17º Presidente-Geral, Juan Manuel B. Gómez, preparou um lindo texto, que reproduzimos:

“A Sociedade de São Vicente de Paulo comemora seu 191º aniversário hoje, 23 de abril, desde que seus sete fundadores: Emmanuel Bailly, Auguste Le Tallendier, François Lallier, Paul Lamache, Félix Clavé, Jules Devaux e Frederico Ozanam, como líder do grupo, fundaram a primeira Conferência de Caridade, colocando a amizade antes da ação.

Frederico, um modelo de vida a serviço do bem e da verdade, é quem melhor interpreta e dá continuidade aos ensinamentos de São Vicente de Paulo, tornando possível sua rápida expansão em todo o mundo.

Frederico Ozanam foi um ativista incansável em favor do cristianismo e em defesa da justiça social, como evidenciado pelo reconhecimento de São João Paulo II em sua missa de beatificação, quando o considerou “um precursor da doutrina social da Igreja, que o Papa Leão XIII desenvolveu alguns anos mais tarde na encíclica Rerum novarum”. Seus escritos são muito relevantes hoje em dia, mas muitos deles ainda são desconhecidos, e é por isso que o Conselho Geral está fazendo um grande esforço para divulgá-los.

Os problemas e conflitos vivenciados por Frederico Ozanam em sua época são, em muitos aspectos, idênticos aos que vivenciamos hoje, quase dois séculos depois. Ele não se limita a expor os problemas sociais, mas oferece soluções e incentiva todos, especialmente seus amigos, a dar um passo à frente em favor dos mais oprimidos, tanto em seus escritos quanto em sua vida. Para Federico, a bênção de Deus virá se mantivermos a fé, porque, mantendo nossa fé, poderemos comunicá-la aos outros por meio dos canais da caridade, sabendo que nossa principal missão é a evangelização.

Essa é uma das mensagens fundamentais que lembramos neste 191º aniversário, para ter em mente que a caridade não é um fim em si mesma, mas o melhor meio de espalhar o Amor de Deus.

Neste dia de aniversário, compartilhamos na Eucaristia uma lembrança especial de nossos fundadores e elevamos em comunidade fraterna uma oração ao Senhor, para que ele nos torne dignos do legado que recebemos.”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY