Marcha de Ozanam: Celebrando a Solidariedade e o Legado de Frederico Ozanam

0
481
As últimas edições da Marcha de Ozanam foram realizadas no Centro de São Paulo
As últimas edições da Marcha de Ozanam foram realizadas no Centro de São Paulo

A Marcha de Ozanam é mais do que uma celebração anual, é um testemunho vivo da dedicação dos Vicentinos em honra ao Beato Frederico Ozanam e à missão de servir os mais necessitados. Realizada no último sábado, dia 27 de abril, a 9ª edição presencial deste evento tradicional reuniu em média 700 pessoas da área do Conselho Metropolitano de São Paulo, sendo um momento marcante após a edição virtual de 2021 e a pausa em 2020 devido à pandemia.

Tradição e Devoção

A Marcha de Ozanam ocorre há muitas décadas e assume seu formato atual desde 2013, ano do Bicentenário de nascimento do Beato Ozanam. Este ano, a marcha foi organizada pela Comissão de Jovens do CMSP, coordenada por Andreza Ferreira, com o apoio de toda a diretoria do Conselho Metropolitano de São Paulo e da coordenação pastoral do Santuário de São Vicente de Paulo.

Programação

O evento iniciou-se com uma concentração na Praça Frederico Ozanam, onde os participantes puderam retirar seus kits lanche e água, além de entregar doações de itens de higiene para o Gesto Concreto, que são doações de item de higiene para o Trailer do Banho Vicentino. Em seguida houve uma oração inicial, que marcou o início da Marcha, a qual percorreu as ruas do Bairro do Moinho Velho, em Ipiranga/SP, com animação da Banda Arautos de Ozanam.

Durante o trajeto, houve momentos de dança, teatro e testemunhos, destacando a importância da solidariedade e do serviço aos mais necessitados. Ao retornarem para o Santuário de São Vicente de Paulo, aconteceu a Santa Missa, celebrada por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar de São Paulo.

Ao final da Santa Missa, as “capelinhas Missionárias” foram enviadas para percorrer todas as unidades vicentinas até a edição de 2025 da Marcha de Ozanam, marcando o compromisso dos participantes em levar a mensagem de solidariedade e serviço aos mais necessitados em suas comunidades.

“É o nosso grande dia. A nossa grande Marcha de Ozanam. Sempre esperamos ansiosamente os nossos amigos, parentes, familiares, outros confrades, outras consocias que estejam até mesmo afastados. É um momento para compartilhar a alegria, o entusiasmo, o abraço. Somos todos Vicentinos e fazemos parte de uma família maravilhosa.”, comenta a consócia Andreza Ferreira, coordenadora da CJ do CMSP.

A Macha também quer reviver um exemplo de Frederico Ozanam, de ir para as ruas, mostrar quem são os vicentinos e agir em prol dos Pobres. “Ozanam nos deixou um grande exemplo e precisa ser imitado. Precisa ser imitado pela juventude e por todos os que confiam, e que confiaram, que deram seu sim diante de exemplo de Frederico Ozanam. Vamos para a rua, vamos para marcha! Vamos mostrar para que viemos! Aliás, para que viemos e para que estamos vivendo? Estamos aqui em prol dos Pobres, todos eles os nossos Mestres e Senhores.””, finaliza a consócia. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY