“Juventude: Rosto Vivo de Ozanam” é o tema do  Fórum Nacional da Juventude Vicentina de 2024

0
732
Participantes do 1º Fórum Nacional da Juventude Vicentina, que aconteceu em outubro de 2012, em Ribeirão das Neves/MG
Participantes do 1º Fórum Nacional da Juventude Vicentina, que aconteceu em outubro de 2012, em Ribeirão das Neves/MG

O 3ª Fórum Nacional da Juventude Vicentina está se aproximando, trazendo consigo a expectativa de reunir jovens vicentinos de todo o Brasil para celebrar a alegria de serem parte dessa nobre missão. Com o tema “Juventude: Rosto Vivo de Ozanam”, o evento, que ocorrerá de 27 a 29 de setembro de 2024, na Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP, busca inspirar os jovens a serem verdadeiros agentes de transformação, seguindo o exemplo de amor e dedicação de São Vicente de Paulo e do Beato Antônio Frederico Ozanam.

O que esperar do evento?

O último fórum, realizado em 2015, reuniu cerca de 1.500 jovens, e a expectativa é alcançar números semelhantes este ano. A programação incluirá momentos formativos, dinâmicos, orantes, celebrativos e festivos, oferecendo uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os participantes.

Inscrições e Contribuições

As inscrições serão realizadas por meio de um site que será divulgado em breve. Quanto aos valores, após a Coleta Especial da Juventude, espera-se que a taxa seja reduzida ao máximo, possibilitando que os jovens se concentrem em arrecadar fundos para custear seus transportes até o local do evento.

Concurso Cultural

Um dos destaques do fórum é o Concurso Cultural da Música Tema. Com o objetivo de destacar os talentos musicais vicentinos, o concurso premiará o vencedor com R$ 1.500,00, a gravação da música em um estúdio profissional e a oportunidade de apresentá-la no fórum.

Expectativas dos Organizadores

Geyson Tôrres de Lima, Coordenador Nacional da Juventude, ressalta a importância do fórum como um momento de renovação espiritual e compromisso com a missão vicentina. O confrade afirma que o evento é um dos momentos mais aguardados da juventude vicentina, reunindo jovens do país inteiro para celebrar a alegria de ser vicentino. 

“A juventude é, sem sombra de dúvidas, o renascer do espírito primitivo na nossa sociedade. Ao olharmos para a história e vida do nosso querido fundador, o Beato Antônio Frederico Ozanam, podemos ver um rosto de um jovem cheio de Deus, inquieto com a triste realidade da miséria e a injustiça, e no seu coração o desejo de transformação. Assim se revela a juventude vicentina, jovens inquietos, que a partir da sua experiência com Deus, transborda amor pelo próximo e de modo particular pelo Pobre.”, explica Geyson. 

Já o 5º Vice-Presidente, William Alves, expressa o desejo de que o evento seja um marco na jornada dos jovens vicentinos, incentivando-os a assumirem um papel protagonista naSSVP, contribuindo assim para seu crescimento e revitalização em todo o país.

“O 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina tende a ser um divisor de águas para os jovens vicentinos de nossa organização. O meu anseio é que o pós-fórum seja intenso e renovador, pois precisamos cada vez mais que o Jovem assuma o seu protagonismo na SSVP, sendo primeiramente bons confrades e consócias e que não tenha receio de assumir a liderança de nossas Unidades Vicentinas. Que seja o guardião da Regra por onde passar, que seja luz para conseguir recrutar novos membros. Que o jovem após este fórum ajude na revitalização e crescimento da SSVP no Brasil, de forma organizada e com qualidade.  Queremos que o Jovem não tenha apenas o Rosto de Ozanam, mas todas as principais características dele: ousadia, espiritualidade, formação, liderança, criatividade e vitalidade. E espero que este Fórum nos ajude a concretizar isso!”, enfatiza William.

O evento promete ser uma experiência única e transformadora, preparando os jovens para serem verdadeiros “Ozanans” dos dias atuais, mantendo viva a chama do carisma vicentino e espalhando amor e solidariedade por onde passarem.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY