Para Ozanam, Pentecostes era ‘uma festa de graças’

0
7822

Domingo (9) é dia de celebrar Pentecostes, um evento muito importante para os cristãos, porque marca a descida do Espírito Santo à Terra. Os vicentinos, juntamente com a Igreja, devem comemorar esta data nas Paróquias onde participam, como também se torna imprescindível explicar o significado da festa para a famílias assistidas católicas. Afinal, além da cesta básica que alimenta o corpo, é preciso levar aos assistidos o alimento da fé.

O confrade Antônio Frederico Ozanam, um dos principais fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, descreve em um dos registros deixados por ele a magnitude de Pentecostes. “Esta grade festa de Pentecostes que se aproxima se infunde singular devoção por causa de todas as graças insignes que nelas Deus concedeu à sua Igreja”.

HISTÓRIA

A palavra ‘Pentecostes’ tem origem no grego e significa ‘quinquagésimo’. Para os católicos, significa a descida do Espírito Santo 50 dias após a Páscoa.

Depois da Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusalém com Maria. Eles observavam a “Celebração da Colheita”, que era um dia de alegria, quando o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.

Mas os discípulos não conseguiam entrar no clima da festa. Muitos ainda estavam de luto por Jesus. Só não imaginavam que naquele dia algo de extraordinário aconteceria, como relatado na passagem de Atos 2:2-4:

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”

Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, e agraciados com o dom de orar em línguas. Isso fez com que conseguissem conversar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregavam e levavam a palavra de Cristo para mais e mais gente.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY