Ozanam: legado de amor aos Pobres e fé por meio de cartas

0
1553

Hoje, 23 de abril, celebramos com gratidão e reverência o nascimento de Antônio Frederico Ozanam, um dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo. Nascido em 1813, na cidade de Milão, na Itália, Ozanam desde cedo revelou um olhar atento às dores da humanidade e um profundo amor à fé cristã. Ao longo de sua vida, Ozanam escreveu uma série de cartas, que são verdadeiros tesouros espirituais e históricos que revelam a profundidade de sua fé, a sensibilidade de seu coração e a lucidez de seu pensamento. E é justamente através dessas cartas, que prestamos hoje a homenagem ao nosso fundador.

As cartas de Ozanam abordam temas como caridade, justiça social, juventude, família, fé e a missão da Igreja no mundo. Mais do que simples correspondências, suas cartas são testemunhos vivos de um cristão que buscava unir ação e contemplação, razão e fé. Por meio delas, Ozanam nos convida a viver uma caridade inteligente, organizada e profundamente evangélica, reforçando o ideal vicentino de “ir ao encontro do pobre como se fosse ao encontro de Cristo”.  

O legado de Ozanam continua a inspirar e orientar os Vicentinos no compromisso com os mais necessitados e na vivência do amor em atos concretos. E para tornar essas cartas ainda mais conhecidas, difundidas e para que elas sigam inspirando o trabalho vicentino, o Conselho Metropolitano de São José dos Campos/SP lançou em setembro do ano passado, no Youtube, o Projeto Cartas de Ozanam.

“A ideia é simples e cheia de significado. Todo mês lançamos na plataforma, selecionamos um trecho de uma carta ou uma completa, que é lida por um locutor vicentino. Esse áudio é reproduzido na nossa reunião do Conselho Metropolitano, que acontece no segundo sábado do mês, e depois o link é passado para os Conselhos Centrais, Particulares e Conferências. As cartas, além de resgatar nossa história, são muito atuais e nos servem sempre de aprendizado. Hoje, a maioria das pessoas tem celular e pode receber e ouvir o áudio quando quiserem. Eis uma boa e sadia utilização da tecnologia para nossa formação vicentina”, conta o Presidente do Conselho Metropolitano de São José dos Campos, Amadeu Peloggia Filho.

Amadeu destaca que pela leitura das cartas, e no caso do Projeto, pela escuta delas, as pessoas não só se tornam ainda mais admiradores e conhecedores de Ozanam, mas também são levadas à pratica da caridade. Esperamos que os ouvintes das cartas tenham renovado o desejo de seguir o modelo de Ozanam”, define.

Para quem nunca leu uma das Cartas de Ozanam, é importante ressaltar que elas não falam somente de temas (diríamos) vicentinos ou de cunho espiritual. Ozanam escrevia ou respondia cartas falando de sua vida profissional (como advogado, professor, historiador, etc), da situação politica da França, ou de temas dos grandes pensadores universais. “Convenhamos que, por critério, esses são assuntos que não se encaixam em nosso projeto prioritário de divulgação do pensamento de Ozanam. O que nos interessa divulgar é quando as Cartas tratam de assuntos espirituais ou de evolução da Sociedade de São Vicente de Paulo. Temos o cuidado de buscar um extrato das Cartas (trechos), já que elas normalmente são longas para que cumpram esse objetivo”, afirma.

Amadeu explica ainda que não há prazo para o Projeto se encerrar. “No Brasil, foram publicados dois volumes das Cartas de Ozanam. E existe um terceiro volume que não foi traduzido para o português. Tomara em breve possamos contar com a impressão desse novo volume”, diz.

Até hoje, foram nove áudios gravados e que podem ser conferidos no link https://www.youtube.com/@ConselhoMetropolitanoSJC

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY