Brasileira vence pelo segundo ano concurso internacional de redação

0
3147
Consócia Luciana e confrade Renato

A consócia Luciana Moreira, vicentina da cidade de Limeira (SP), recebeu, no sábado passado (26), das mãos do 16º presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, o prêmio de 750 euros (equivalente a R$ 3.100,00), por ter conquistado o segundo lugar no concurso “A Primeira Conferência – 2018”, organizado pelo Conselho Geral Internacional da SSVP para celebrar o “Ano Temático Internacional de François Lallier”.

De acordo com o edital do concurso, também são concedidos prêmios, de igual valor, para as Conferências dos premiados. Esses recursos devem ser usados em projetos sociais e na promoção dos assistidos. Sendo assim, a Conferência Imaculada Conceição (CP Nossa Senhora das Dores), da qual a consócia Luciana faz parte, também recebeu o valor de 750 euros. A entrega dos prêmios aconteceu dentro da reunião do Conselho Central de Limeira, vinculado ao Conselho Metropolitano de São Carlos (SP).

Luciana, de 48 anos, disputou o concurso com mais 22 vicentinos de todo o mundo. O primeiro lugar (1.000 euros) ficou com o confrade Philippe Menet (França), e o terceiro (500 euros) foi para a consócia Patricia Onuoha (Nigéria). Foram concedidas, ainda, quatro menções honrosas, sendo duas para vicentinos brasileiros: consócia Elza Alemão e confrade Adenilton Moreira, ambos de Minas Gerais. Todos os 23 concorrentes receberam “diplomas de participação” assinados pelo presidente-geral.

O projeto dos “Anos Temáticos Internacionais” vem sendo muito bem recebido pelos vicentinos de todo o mundo, tornando-se uma oportunidade para se estudar a biografia dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Em 2017, o concurso de Bailly de Surcy foi um grande sucesso, e a consócia Luciana conquistou o primeiro lugar.

“Como primeiro brasileiro a presidir o Conselho Geral, fiquei imensamente feliz em constatar que diversos vicentinos do Brasil estão participando ativamente dos concursos literários promovidos pelo Conselho Geral, obtendo excelentes resultados. Espero que, para os anos seguintes, tenhamos mais brasileiros no rol dos premiados. Esse projeto tem permitido que os vicentinos possam conhecer melhor a vida e obra dos sete fundadores, uma vez que a SSVP não foi fundada por apenas uma pessoa, mas por um grupo de sete católicos iluminados”, enfatizou Lima.

O próximo “Ano Temático Internacional” será dedicado a Paul Lamache. O concurso será aberto no dia 8 de fevereiro de 2019, e as redações devem ser encaminhadas ao CGI até 8 de julho, com no máximo 15 páginas. Os vicentinos interessados já podem começar as pesquisas para o concurso. Ao final do mandato do confrade Renato, em 2022, será editado um livro contendo as três redações vitoriosas de cada ano. Em breve, no site do Conselho Geral, serão disponibilizadas as redações do concurso de Balilly de Surcy (2017) e de Lallier (2018).

 

Fonte: divulgação do CGI

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY